Foram entregues 20 novas maletas que serão utilizadas nas perícias no local de crimes.
SÃO LUÍS - Já se encontram na Superintendência de Polícia Técnica Científica (SPTC), órgão da Polícia Civil, 20 novas maletas que serão utilizadas nas perícias no local do crime foram adquiridas para a Perícia Técnica do Maranhão. Os modernos equipamentos ajudarão os peritos do Instituto de Criminalística (Icrim) de São Luís, Timon e Imperatriz nos trabalhos de coleta de evidências nos ambientes dos crimes.
Na lista dos equipamentos, cada maleta possui: um netbook com memória de 2Gbs, HD 250, tela LCD de 10 polegadas, com tecnologia wireless; uma máquina fotográfica digital; um kit de proteção individual contendo luvas, óculos, máscara protetora de gases; aparelho GPS; uma trena a laser, reagentes para drogas e para revelação, um paquímetro digital que medirá o tamanho dos projeteis, além de um software forense de comparação de imagens. Com este equipamento o perito medirá em um tempo menor as distâncias e em segundos, obtendo o resultado de forma digital.
Além destes, a SPTC recebeu ainda oito laternas forense; pó de coleta de impressão digital; pó magnético que serão utilizados em superfícies metálicas. Os equipamentos foram adquiridos por meio de um convênio da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça (MJ).
Para o superintendente da Perícia Técnica Científica, Marcelo Aquino, com os novos equipamentos os peritos ganharão tempo no levantamento de provas e na elucidação dos fatos. “Os peritos do Maranhão passarão a empregar os mesmos equipamentos que são utilizados nas perícias dos Estados Unidos. Além de tudo, não perderemos nenhum tipo de prova, como resíduos, impressões digitais, entre outros”, destacou.
Outros Investimentos
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) investiu recursos que ultrapassam R$ 2,5 milhões em melhorias estruturais dos prédios e suas dependências, aquisição de outros equipamentos e materiais para Perícia Técnica. Essa quantia está sendo investida além do Icrim, nos Institutos Médico Legal (IML), no de Identificação (Ident.) e no Centro Técnico de Perícias da Criança e do Adolescente (CTPCA), órgãos integrantes da Superintendência de Polícia Técnica Científica (SPTC) da Polícia Civil do Maranhão.
A SSP adquiriu, também, mais três veículos Rabecões, modelo Ford Ranger, que contribuirão no transporte de cadáveres. Os carros custaram aos cofres do estado cerca de R$ 298.500 mil. Com relação à melhoria no quadro funcional, o Governo do Maranhão já regulamentou, conforme publicação do Diário Oficial, de 6 de setembro de 2011, o Icrim e o IML de Timon e de Imperatriz, que não existiam oficialmente e criou 14 cargos em comissão para os dois órgãos, além da inclusão do IML e do Icrim de Timon e Imperatriz na estrutura da SSP.
Nenhum comentário:
Postar um comentário