Deus dá liberdade aos Seus filho

Na liberdade que temos, damos o exemplo e não seguimos as más inclinações deste mundo

“Jesus perguntou: ‘Simão, que te parece: Os reis da terra cobram impostos ou taxas de quem: dos filhos ou dos estranhos? Pedro respondeu: ‘Dos estranhos!’ Então Jesus disse: ‘Logo os filhos são livres’” (Mateus 17, 25-26).

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

SPTC recebe equipamentos modernos para ajudar na elucidação de crimes

Foram entregues 20 novas maletas que serão utilizadas nas perícias no local de crimes.

SPTC recebe equipamentos modernos para ajudar na elucidação de crimesSÃO LUÍS - Já se encontram na Superintendência de Polícia Técnica Científica (SPTC), órgão da Polícia Civil, 20 novas maletas que serão utilizadas nas perícias no local do crime foram adquiridas para a Perícia Técnica do Maranhão. Os modernos equipamentos ajudarão os peritos do Instituto de Criminalística (Icrim) de São Luís, Timon e Imperatriz nos trabalhos de coleta de evidências nos ambientes dos crimes.

Na lista dos equipamentos, cada maleta possui: um netbook com memória de 2Gbs, HD 250, tela LCD de 10 polegadas, com tecnologia wireless; uma máquina fotográfica digital; um kit de proteção individual contendo luvas, óculos, máscara protetora de gases; aparelho GPS; uma trena a laser, reagentes para drogas e para revelação, um paquímetro digital que medirá o tamanho dos projeteis, além de um software forense de comparação de imagens. Com este equipamento o perito medirá em um tempo menor as distâncias e em segundos, obtendo o resultado de forma digital.

Além destes, a SPTC recebeu ainda oito laternas forense; pó de coleta de impressão digital; pó magnético que serão utilizados em superfícies metálicas. Os equipamentos foram adquiridos por meio de um convênio da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça (MJ).

Para o superintendente da Perícia Técnica Científica, Marcelo Aquino, com os novos equipamentos os peritos ganharão tempo no levantamento de provas e na elucidação dos fatos. “Os peritos do Maranhão passarão a empregar os mesmos equipamentos que são utilizados nas perícias dos Estados Unidos. Além de tudo, não perderemos nenhum tipo de prova, como resíduos, impressões digitais, entre outros”, destacou.

Outros Investimentos

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) investiu recursos que ultrapassam R$ 2,5 milhões em melhorias estruturais dos prédios e suas dependências, aquisição de outros equipamentos e materiais para Perícia Técnica. Essa quantia está sendo investida além do Icrim, nos Institutos Médico Legal (IML), no de Identificação (Ident.) e no Centro Técnico de Perícias da Criança e do Adolescente (CTPCA), órgãos integrantes da Superintendência de Polícia Técnica Científica (SPTC) da Polícia Civil do Maranhão.

A SSP adquiriu, também, mais três veículos Rabecões, modelo Ford Ranger, que contribuirão no transporte de cadáveres. Os carros custaram aos cofres do estado cerca de R$ 298.500 mil. Com relação à melhoria no quadro funcional, o Governo do Maranhão já regulamentou, conforme publicação do Diário Oficial, de 6 de setembro de 2011, o Icrim e o IML de Timon e de Imperatriz, que não existiam oficialmente e criou 14 cargos em comissão para os dois órgãos, além da inclusão do IML e do Icrim de Timon e Imperatriz na estrutura da SSP.

Fonte: Governo do Maranhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário