Deus dá liberdade aos Seus filho

Na liberdade que temos, damos o exemplo e não seguimos as más inclinações deste mundo

“Jesus perguntou: ‘Simão, que te parece: Os reis da terra cobram impostos ou taxas de quem: dos filhos ou dos estranhos? Pedro respondeu: ‘Dos estranhos!’ Então Jesus disse: ‘Logo os filhos são livres’” (Mateus 17, 25-26).

terça-feira, 17 de maio de 2011

Guarda Municipal de Uberaba vai usar pistolas de choque.

17/05/2011 15:04

Os 103 guardas da cidade vão ser treinados para usarem os equipamentos.
Após disparos, eles devem fazer relatório explicando motivo do uso da arma.

Do G1 MG

A Guarda Municipal de Uberaba, no Triângulo Mineiro, vai usar pistolas que emitem descargas elétricas no combate ao crime a partir de junho de 2011. Ao todo, 100 armas não-letais, chamadas Taser, foram importadas dos Estados Unidos e custaram cerca R$ 350 mil. A corporação informou que 103 guardas vão receber treinamento para utilizar os equipamentos.

A arma emite uma descarga elétrica que atinge o sistema nervoso, causando uma paralisação imediata e, depois, queda devido à perda temporária dos movimentos. Os choques não afetam o sistema cardíaco. Após o disparo, o cartucho pode alcançar até 10 metros de distância.

De acordo com a prefeitura da cidade, o município será o primeiro no estado a utilizar esse tipo de equipamento. A Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), não soube informar se outras cidades também utilizam esse tipo de pistola não-letal.

As pistolas possuem um chip de memória em que todas as ações são armazenadas. As armas funcionam com oito pilhas e a carga é suficiente para 100 disparos.

Segundo o comandante Marco Túlio Gianvechio, o uso da arma não tira a responsabilidade dos guardas municipais quanto à forma de agir diante das ocorrências. O objetivo do equipamento é facilitar o trabalho realizado por eles.

O secretario de Trânsito, Ricardo Sarmento, informou que depois de cada disparo, o guarda deverá fazer um relatório sobre o que motivou do uso da arma e descrever a ação.

Fonte: G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário