Deus dá liberdade aos Seus filho

Na liberdade que temos, damos o exemplo e não seguimos as más inclinações deste mundo

“Jesus perguntou: ‘Simão, que te parece: Os reis da terra cobram impostos ou taxas de quem: dos filhos ou dos estranhos? Pedro respondeu: ‘Dos estranhos!’ Então Jesus disse: ‘Logo os filhos são livres’” (Mateus 17, 25-26).

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Ligações para o 190 ajudam a apreender 1,3 mil armas e 2,3 mil veículos no ES.

De 1º de janeiro a 13 de agosto deste ano, o Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes) atendeu a 1.884.234 ligações de pessoas que vivem ou estavam na Região Metropolitana da Grande Vitória e na Região Sul do Estado. Dessas ligações, foram geradas 296.577 ocorrências. Nesse período, o Centro Integrado contribuiu para a apreensão de 1.351 armas nos municípios da Grande Vitória e recuperação de 2.377 veículos, ou seja, 55% dos veículos furtados ou roubados foram encontrados e devolvidos aos seus proprietários.

Em momentos de pânico, o socorro àqueles que estão em situações de risco tem de ser rápido. Por isso, o Ciodes dá algumas orientações imprescindíveis às vítimas, seus familiares, amigos e pessoas próximas sobre como proceder ao entrar em contato com o 190. Informações essenciais sobre a ocorrência devem ser transmitidas durante a ligação para que o encaminhamento imediato da viatura seja feito. São elas: a descrição do fato, o local do ocorrido, município, bairro e rua, e, se possível, o ponto de referência.

Para o diretor do Ciodes, tentente-coronel Laércio de Oliveira, a principal fonte de informação da central de emergência é a própria sociedade. “É a pessoa que entra em contato para passar informações para o atendente. Para prestarmos o devido socorro é necessário que a central receba informações de onde a pessoa está, pois só assim é possível a polícia chegar ao local e ajudar”, explica o diretor. “Para que o chamado de socorro seja atendido com excelência é necessária a parceria da comunidade e do Ciodes”, comenta Oliveira.

O tenente-coronel Mauro Gegenheimer também orienta a população que liga para o serviço 190: “É muito importante que, ao falar com a atendente, a pessoa mantenha a calma e informe exatamente o nome do local. Com o ponto de referência conseguimos achar o local da ocorrência com mais velocidade”.

Na oportunidade, a capitã Laura Costa destaca como é o procedimento padrão referente ao encaminhamento da viatura. “No caso de alerta vermelho, quando o crime está ocorrendo no momento da ligação, ou está prestes a ocorrer, uma viatura é enviada durante a ligação. Enquanto isso, o atendente continua a colher mais informações, como rota de fuga do autor do crime e se ele está armado”.

Atendimento 190

Quando um cidadão disca 190, esta ligação é recebida por atendentes do Call Center/Ciodes. Eles fazem perguntas com objetivo de colher dados para gerar o Boletim de Chamado. Ao ser registrado, o chamado é convertido em uma ocorrência que, conforme o nível de urgência e prioridade, é classificada como alerta vermelho, alta, média ou baixa, proporcionando uma filtragem precisa da gravidade de cada situação. Essa separação de ocorrências por prioridade permite agilizar o atendimento dos casos mais emergenciais, buscando reduzir, ao máximo, o tempo de angústia do cidadão.

Essa ocorrência é recebida, via sistema, imediatamente pelo operador da respectiva agência de segurança pública, que visualiza o rastreamento e o posicionamento por GPS de cada viatura, possibilitando enviar o recurso operacional mais próximo do local do fato, reduzindo o tempo de resposta no atendimento ao cidadão.

A integração de pessoas e tecnologias, associada a um programa de treinamento profissional contínuo e a uma metodologia pré-definida de atendimento, possibilita mais rapidez no atendimento das emergências, culminado em uma resposta cada vez mais rápida e precisa prestada à sociedade.

Referência nacional

O tempo-resposta do serviço no Espírito Santo, ou seja, da ligação do cidadão até a chegada da viatura da Polícia Militar ao local da ocorrência, é de 11 minutos, referência nacional. Para se ter uma ideia, em cidades como o Rio de Janeiro, que possui serviço semelhante, os casos de urgência são atendidos em cerca de 40 minutos.

Com integração do trabalho das polícias Civil e Militar, do Corpo de Bombeiros Militar, da Polícia Rodoviária Federal, da Guarda Municipal de Vitória e da Secretaria de Justiça o serviço tem a meta de ser cada vez mais ágil e eficaz.

Serviço
Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes)
- Telefone: 190
- Funcionamento: 24 horas por dia.

Fonte: Folha Vitória.

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