Deus dá liberdade aos Seus filho

Na liberdade que temos, damos o exemplo e não seguimos as más inclinações deste mundo

“Jesus perguntou: ‘Simão, que te parece: Os reis da terra cobram impostos ou taxas de quem: dos filhos ou dos estranhos? Pedro respondeu: ‘Dos estranhos!’ Então Jesus disse: ‘Logo os filhos são livres’” (Mateus 17, 25-26).

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Conheça o papel do poder público quanto à segurança das cidades.

Reportagem mostra que município, estado e população devem atuar juntos.
Conselhos de bairros podem mudar a situação de suas regiões.

Conheça os papeis e responsabilidade da prefeitura, governo e população quanto a segurança pública das cidades.

Os números não são muito animadores quando se fala em segurança pública no Brasil, a começar pela quantidade de policias em atuação. O recomendado pela Organização das Nações Unidas (ONU) é que haja um policial para cada grupo de 250 habitantes, mas a maior parte dos estados não atende a essa recomendação. No Maranhão, de acordo com o último levantamento do governo federal, há um policial para cada grupo de 409 habitantes, quase metade do que pede a ONU.

Com dificuldades no efetivo, o caminho para diminuir a violência pode estar na prevenção. Na página da internet da Secretaria Nacional de Segurança Pública, ligado ao Ministério da Justiça, fica clara a importância dos municípios nesse trabalho. O texto afirma que “o município tem o papel fundamental na atuação da prevenção da violência e criminalidade, buscando políticas públicas de prevenção”. Este trabalho preventivo pode ser realizado através de campanhas educativas ou dando estrutura às comunidades. Neste sentido, a ajuda da população se torna de extrema importância. Os moradores podem informar à administração municipal quais são as carências da sua região e o que pode ser melhorado na infraestrutura para diminuir a insegurança.

Em vários bairros, a ponte entre a população e a administração pública é feita via o conselho comunitário de segurança. Os conselheiros se reúnem sempre que preciso para discutir os problemas do bairro que podem comprometer a segurança e encaminham a solicitação de melhorias para a prefeitura. Para o secretário adjunto de desenvolvimento e articulação institucional do Maranhão, a segurança pública precisa dessa união de forças entre estado, município e população.

Assista à materia clicando aqui

Fonte: G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário