Deus dá liberdade aos Seus filho

Na liberdade que temos, damos o exemplo e não seguimos as más inclinações deste mundo

“Jesus perguntou: ‘Simão, que te parece: Os reis da terra cobram impostos ou taxas de quem: dos filhos ou dos estranhos? Pedro respondeu: ‘Dos estranhos!’ Então Jesus disse: ‘Logo os filhos são livres’” (Mateus 17, 25-26).

domingo, 19 de junho de 2011

Sejap e Sectec firmam parceria para capacitar apenados do Maranhão.

19/06/2011

Sejap e Sectec firmam parceria para capacitar apenados do Maranhão

Uma parceria entre as secretarias de Estado de Justiça e da Administração Penitenciária (Sejap) e de Ciência e Tecnologia (Sectec) vai beneficiar, no dia 26, 116 internos do Complexo Penitenciário de Pedrinhas com cursos profissionalizantes na área de eletrônica, telecomunicações e segurança do trabalho.

Durante visita técnica realizada na sexta-feira, 17, o secretário-adjunto de Justiça, Ribamar Cardoso Lima, se reuniu com o superintendente de Apoio ao Desenvolvimento Científico da Sectec, Francisco Solon de Oliveira, para acompanhar a instalação e adaptação do polo de ensino da penitenciária. O superintendente Francisco Solon explicou que a iniciativa está inserida no projeto Maranhão Profissional, lançado no mês de maio pelo Governo do Estado. Ele informou que todos os cursos têm carga horária de 160 horas, com duração de seis meses. "Estamos trabalhando em uma ação permanente e conjunta com os coordenadores da Sejap para que os apenados possam participar desta qualificação de mão de obra", declarou Solon.

O superintendente disse que para a montagem do polo foi fornecido um material multimídia que é composto por televisores, microfones, webcams, computadores, normalizadores de energia e receptores de satélite de alta frequência. "Uma equipe técnica da Sectec foi capacitada para fazer o acompanhamento destas aulas em formato de vídeo-conferência, transmitidas direto do Rio de Janeiro pela rede Electra de ensino", informou.

Ressocialização - Ao avaliar o atual cenário do sistema carcerário do Estado, o secretário de Justiça e de Administração Penitenciária, Sérgio Tamer, disse que esse tipo de ação inicia um novo momento no sistema carcerário do Maranhão. "Estamos executando o plano de ressocialização que a Sejap desenvolveu no início de 2011 e contando com o apoio da governadora Roseana Sarney. Desta forma, vamos garantir uma queda do número de reincidentes no sistema prisional", declarou o secretário.

A coordenadora de Assistência Laborterápica da Sejap, Alice Magalhães, disse que um processo de avaliação foi executado em conjunto com os coordenadores de assistência social e psicológica da Sejap, com base em critérios necessários para o desempenho das atividades. Ela esclareceu que os selecionados fazem parte do regime semiaberto e que na penitenciária já foram formadas seis turmas, contendo 20 alunos cada.

"A Sejap está buscando desenvolver nos apenados um despertar de competências para que a reinserção no mercado de trabalho possa ser efetiva", declarou Alice Magalhães. A responsável pela coordenação de educação e profissionalização da Sejap, Maria Ideltrudes, informou que os equipamentos de transmissão já foram instalados e já passam por uma fase de testes que está avaliando a qualidade do sinal de transmissão das aulas. Ela disse que, em um segundo momento, o tutor do projeto deve fazer a entrega do material didático a ser utilizado durante todo o período dos cursos.

"As aulas são pré-gravadas ou transmitidas ao vivo, permitindo que todo conteúdo seja abordado de forma dinâmica. Já dispomos de salas adaptadas e prontas para o desenvolvimento dos cursos", afirmou Maria Ideltrudes.

Fonte: Jornal O Estado do Maranhão, 19/96/2011, Polícia, pág. 9.

Nenhum comentário:

Postar um comentário