Deus dá liberdade aos Seus filho

Na liberdade que temos, damos o exemplo e não seguimos as más inclinações deste mundo

“Jesus perguntou: ‘Simão, que te parece: Os reis da terra cobram impostos ou taxas de quem: dos filhos ou dos estranhos? Pedro respondeu: ‘Dos estranhos!’ Então Jesus disse: ‘Logo os filhos são livres’” (Mateus 17, 25-26).

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Desiludida com a profissão, delegada maranhense detona Justiça.

A delegada Nilmar da Gama Rocha, uma das mais combativas e eficientes profissionais da história da Polícia Civil do Maranhão, fez um desabafo dramático em sua página no Facebook, neste quinta-feira.

Dizendo-se desiludida com a profissão, ela confessou que “desiste” do ofício, justamente no momento em que está prestes a se aposentar, pois chegou à conclusão de que “nada valeu à pena”.

Nilmar não poupou críticas à Justiça, evocando “falhas” e “desacertos” cometidos nos tribunais, que acabam levando à impunidade.

Ela acusa os legisladores e estarem movidos por interesses múltiplos. A delegada reclamou do tratamento benevolente dado pelo Poder Judiciário aos criminosos, situação que muitas vezes é respaldada pela própria lei, em alguns casos ultrapassada e aplicada por instituições falidas, como o Tribunal do Júri.

Segue o desabafo na íntegra:

Fonte: Blog Daniel Matos.

Colégio Militar Tiradentes se classifica em olimpíadas de História e Português.

Equipes do Colégio Militar Tiradentes foram classificadas para participar da fase nacional das olimpíadas de História, Língua Portuguesa e da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBFOG). Está última acontecerá a partir desta quinta-feira (18) até domingo (21), em Barra do Piraí (Rio de Janeiro), reunindo estudantes de escolas públicas e particulares de todo o Brasil.

A equipe da escola da rede estadual de ensino teve três alunos classificados para a etapa final, orientada pelos professores de Física, Fábio Henrique Ribeiro Quim, também coordenador da olimpíada na escola, e também Wendel Tulysmar Menezes de Sá Cavalcante, auxiliar da olimpíada no Tiradentes.

A escola também está classificada para participar da 4ª ONHB (Olimpíada Nacional em Historia do Brasil), uma iniciativa do Museu Exploratório de Ciências da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que o pelo seu excelente desempenho, recebeu a maior pontuação dentre todas as escolas públicas independente da região a que pertence.

Este ano, o Colégio Militar Tiradentes concorrerá com cerca de 300 equipes finalistas representantes de escolas de todo o Brasil. A ONHB é concebida e elaborada por historiadores e professores de história do Ministério da Cultura e da Unicamp e acontecerá entre os dias 20 e 21 de outubro na Unicamp.

O Colégio Militar Tiradentes será representado por três equipes do ensino médio, tendo à frente a professora orientadora militar Gyordanna Patrícia Pereira Silva, docente da disciplina História.

Participarão do certa as equipes Tríplice Aliança (composta por Alana Rafaela de Queiroz Santos, Marcos Elícius dos Santos Garcez e Mateus Victor Pereira Lima), Gigante Pela Própria Natureza (Hilário Rogério Pinheiro Sá, Anderson Felipe Nunes Pereira e Leonardo Walério Sousa Chaves) e a Retorno (Leonardo Silva Mendes, Néliton Eduardo Alves Fonseca e Brenda Dayane Santos de Sousa).

A escola da rede estadual participará ainda da 3º OLP (Olimpíada da Língua Portuguesa) e será representada aluna de ensino médio, Emily Beatriz Vieira Assis, e a professora-orientadora Cláudia Brígida Pereira dos Anjos. Elas participarão, durante três dias, de atividades culturais e de formação na olimpíada.

Emily Beatriz se classificou com a cônica “S.O.S João Paulo” escolhida na etapa estadual dentre os 125 textos deste gênero para participar da etapa regional que será realizada em novembro, em Curitiba. A OLP é uma iniciativa da Fundação Itaú Social, com a coordenação técnica do CENPEC e do MEC.

Fonte: Governo do Maranhão.

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Número de mortes de crianças em acidentes de trânsito diminui 23% com Lei da Cadeirinha.

Da Agência Brasil

Brasília – O número de mortes de crianças com até 10 anos em acidentes de trânsito diminuiu 23%, de acordo com dados do Sistema de Informação de Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde (MS). A informação foi divulgada hoje (16) em uma avaliação sobre o impacto da Lei da Cadeirinha nas mortes de crianças.

A avaliação elaborada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) relacionou os dados do SIM de 2009, 2010 e 2011. Entre setembro de 2009 e agosto de 2010, o número de mortes foi 296. De setembro de 2010 a agosto de 2011, o número caiu para 227.

Nos quatro anos antes de a Lei da Cadeirinha entrar em vigor, em setembro de 2010, o número de mortes de crianças em acidentes de trânsito crescia gradualmente. Entre setembro de 2005 e agosto de 2006, o número era 238. Três anos depois, chegou a 296.

De acordo com a avaliação do Ipea, as principais vítimas que morreram são crianças com até 2 anos. Dos óbitos registrados de setembro de 2005 a agosto do ano passado, 32% foram crianças nessa faixa etária. Durante esse período, a maioria das mortes (42,5%) aconteceu em finais de semana e 23,9% nos meses das férias escolares.

A Lei da Cadeirinha obriga o uso de dispositivos para transportar crianças em automóveis. Crianças de até 12 meses devem ser transportadas no bebê-conforto. De 1 a 4 anos, devem viajar em cadeirinhas e de 4 a 7 anos e meio, o ideal é que usem assento elevatório. Crianças com idade superior a 7 anos e meio e igual e inferior a 10 anos devem usar cinto de segurança do veículo.

A multa aplicada a quem descumprir a lei é R$ 191,54, além da perda de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O descumprimento da Lei da Cadeirinha é considerada infração gravíssima segundo o Código de Trânsito Brasileiro.

Edição: Fábio Massalli

Fonte: Agência Brasil.

Promotor abre investigação para apurar efetivo da Polícia Militar no RN.

Beethoven acredita que deficiência é maior por causa das aposentadorias.
Lei exige contingente de 13 mil PMs, mas efetivo atual não chega a 10 mil.

Rafael Barbosa
Do G1 RN

Contingente da PM, segundo o Ministério Público, está defasado (Foto: Polícia Militar do RN)Contingente da PM, segundo o Ministério Público, está defasado (Foto: Henrique Dovalle / Inter TV Cabugi)

O promotor do Núcleo de Controle Externo da Atividade Policial no Rio Grande do Norte, Wendell Beethoven Ribeiro Agra, publicou na edição desta terça-feira (16), no Diário Oficial do Estado, a abertura de uma investigação para apurar o déficit no quadro de efetivo na Polícia Militar do estado.

saiba mais

De acordo com as informações coletadas pelo próprio promotor, o número previsto por leis estaduais é de 13.466 policiais militares na ativa. Contudo, em dezembro do ano passado, o total de homens e mulheres nas fileiras da corporação apontava para 9.683 PMs.

Ao G1, Wendell Beethoven disse acreditar que a deficiência, hoje, é bem maior. “Devido a vários pedidos de aposentadoria”, justificou. Para o promotor, além da realização de um concurso para compor o quadro, seria necessário um planejamento por parte do Governo do Estado para que o efetivo não fique ainda mais defasado nos próximos anos.

"Queremos saber qual é o plano do Governo até o fim desta gestão para resolver este problema", explicou Beethoven. O promotor sugere a realização de concursos periódicos para não permitir a queda no número de policiais.

Beethoven revelou que se reuniu, em Natal, com o secretário adjunto de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed), o delegado federal Clidenor Cosme Silva Júnior, para debater a situação da segurança no Rio Grande do Norte. Também estavam na reunião o comandante geral da Polícia Militar no estado, coronel Francisco Araújo Silva, e o delegado geral da Polícia Civil, Fábio Rogério.

Segundo Beethoven, a maior preocupação das duas polícias é o grande número de aposentadorias requisitadas pelos servidores. "Os policiais estão se aposentando e não há nenhuma providência para recompor o efetivo", afirmou o promotor.

O coronel Araújo afirmou que o Governo do Estado está no limite providencial e não pode realizar contratações, mas afirma que aguarda a liberação para a contratação de novos policiais. O comandante também concordou que o número atual de policiais militares é insuficiente.

O secretário adjunto da Sesed, Silva Júnior, disse que a pasta tem plano para realização de concurso, mas está impossibilitada de executá-lo, justamente, em razão do limite providencial do Governo.

Sobre a proposta de concursos periódicos para a composição do efetivo, Silva Júnior também concordou que a medida é interessante para não deixar o quadro deficitário. Porém, ele voltou a alegar a impossibilidade do Estado de realizar novas nomeações.

Fonte: G1/RN.

SSP reúne lideranças comunitárias de São Luís.

Dezenas de lideranças comunitárias da Região Metropolitana de São Luís estiveram reunidas durante a tarde desta terça-feira, (16), na sede da Secretaria de Segurança Pública (SSP). Estiveram presentes representantes das 26 unidades dos ConselhosComunitários de Segurança (Conseg) instalados na capital.

O encontro contou com a presença do secretário-adjunto de Desenvolvimento e Articulação Institucional (Sadai) da SSP, coronel Antonio Roberto da Silva, na ocasião representando o secretário de Estado de Segurança Pública, Aluísio Mendes.

O objetivo do encontro foi divulgar e viabilizar a promoção de cursos de formação que serão disponibilizados por meio da SSP nas comunidades onde funcionam cada Conseg. A intenção é difundir através dos cursos diversos temas relevantes à atuação dos conselheiros comunitários e ao mesmo tempo conceder a participação direta de pessoas da comunidade nas turmas de formação.

Entre os temas a serem discutidos estão mobilização social, drogas, violência na escola, gerenciamento de crise, entre outros. Os cursos têm previsão de início na primeira quinzena de novembro.  “Nosso foco é que os Conselhos Comunitários sejam socializados com a comunidade onde atuam para promover discussão de temas e problemas relacionados ao cotidiano de cada localidade”, afirma coronel Roberto.

Atualmente, São Luis conta 26 conselhos comunitários de Segurança (Consegs) instalados, com aproximadamente 300 membros representando suas comunidades. Cada Conseg tem como função primordial ser um fórum democrático de debate, no qual são discutidas questões relacionadas à segurança, sob a forma de organização não governamental.

Os Consegs são fruto de um convênio celebrado entre a SSP e com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça.

Fonte: Governo do Maranhão.

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

PRF anuncia queda de 20% nas mortes por acidente no feriadão.

O número de mortes em acidentes de trânsito desse feriado prolongado teve queda de 20% em relação ao da Independência do Brasil, segundo balanço divulgado nesta segunda-feira pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). Entre os dias 11 e 14 de outubro, período da operação Nossa Senhora Aparecida, foram registrados 94 mortos, enquanto o feriado de 7 de Setembro teve 117 mortes nas estradas.

Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Norte, Pará e Rio de Janeiro foram os Estados com maior redução no número de vítimas fatais em acidentes de trânsito. Santa Catarina registrou três óbitos, 12 a menos que durante o feriado da Independência.

Paraná e Rio Grande do Norte registraram oito (redução de oito) e uma (redução de seis) mortes neste feriado, respectivamente, enquanto Pará, com duas mortes, e Rio de Janeiro, com três mortes, contabilizaram redução de cinco vítimas sobre as estatísticas do feriado da Independência.

O número de acidentes, no entanto, subiu de 2.442 para 2.544, o que equivale a aumento de 4% em relação ao feriado anterior. De acordo com a PRF, os Estados da Bahia, do Espírito Santo, Pará, Ceará e de Goiás mais o Distrito Federal tiveram maior redução no número de acidentes de trânsito.

Na operação Nossa Senhora Aparecida, a PRF fez 18.153 autuações e apreendeu 182 kg de drogas e 19 armas. No total, 402 pessoas foram presas.

Além disso, mais de mil pessoas foram flagradas dirigindo sem habilitação. Segundo a PRF, as estatísticas de acidentes não foram comparadas com o mesmo período do ano passado porque em 2011 o feriado de Nossa Senhora Aparecida caiu em uma quarta-feira.

Fonte: Agência Brasil.