Deus dá liberdade aos Seus filho

Na liberdade que temos, damos o exemplo e não seguimos as más inclinações deste mundo

“Jesus perguntou: ‘Simão, que te parece: Os reis da terra cobram impostos ou taxas de quem: dos filhos ou dos estranhos? Pedro respondeu: ‘Dos estranhos!’ Então Jesus disse: ‘Logo os filhos são livres’” (Mateus 17, 25-26).

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Resgate aeromédico.

O Maranhão é o terceiro estado no país a dispor de Resgate Aeromédico. Os outros dois são Paraná e São Paulo. A primeira turma para a realização desse serviço no estado foi certificada, na manhã desta quinta-feira (6), em solenidade ocorrida na sede do Grupo Tático Aéreo (GTA).

Nove médicos e 11 enfermeiros da Secretaria de Estado de Saúde (SES) foram capacitados para atuar no transporte e resgate com utilização de helicópteros do GTA – conforme as exigências do Conselho Federal de Medicina (CRM), bem como as regulamentações aeronáuticas e da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

A solenidade de formatura foi presidida pelos secretários de Estado Ricardo Murad (Saúde) e Aluisio Mendes (Segurança Pública) e contou com a participação do comandante geral da Polícia Militar do Maranhão, coronel Franklin Pacheco Silva; da delegada geral de Polícia Civil do Maranhão, Maria Cristina Resende; do coordenador geral do Grupo Tático Aéreo (GTA), Delcimar de Oliveira Silva; da gestora de Ações e Serviços de Saúde da SES, Maria do Socorro Bispo, familiares e convidados dos formandos.

Ricardo Murad parabenizou os médicos e enfermeiros que participaram voluntariamente do Curso de Resgate Aeromédico, o que vai possibilitar um trabalho mais eficiente no resgate aéreo dos pacientes. O transporte aeromédico é uma atividade que exige alto grau de especialização dos profissionais, tendo em vista que o traslado pode, em alguns casos, agravar o estado clínico do paciente. “Por isso, selecionamos profissionais com altíssima capacitação e muita experiência em atendimento de urgência e emergência”, completou o gestor estadual de Saúde.

A capacitação foi realizada em parceria com a Secretaria de Segurança Pública. “Quero registrar a minha admiração e apoio incondicional ao trabalho que vem sendo realizado pelo sistema de Segurança Pública na destruição das estruturas do crime organizado no estado”, ressaltou Ricardo Murad.

Aluisio Mendes enfatizou que a metropolização de São Luís e o crescimento de outros municípios do Maranhão demandaram a necessidade dos órgãos estaduais disporem de um mecanismo de resgate mais eficaz, em relação ao tempo de deslocamento. “Este helicóptero, dotado de duas UTIs completamente montadas, é um dos mais modernos do país e vai contribuir para uma abrangência mais ampla e eficiente no resgate de pacientes, antes exercido com muita competência e sem estrutura adequada pelos homens do Corpo de Bombeiros”, acrescentou.

O curso teve duração de 80 horas aula, com as disciplinas de terminologia aeronáutica, conhecimentos técnicos, segurança de vôo, fisiologia de vôo, fraseologia operacional, adaptação ao meio líquido, embarque e desembarque de helicópteros, resgate em locais de difícil acesso e assistência ao paciente aerotransportado.

O médico Antonio Borba Lima, que era um dos formandos, agradeceu ao Governo do Estado pela oportunidade de participar do curso e relembrou as dificuldades enfrentadas durante a qualificação. “Todo o processo de transformação pelo qual fomos submetidos nos incentivou ainda mais a prosseguir nesta missão de salvar vidas.

Fonte: Blog Zeca Soares.

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Projeto que regulamenta direito de greve no serviço público deve vetar operação-padrão.

Alex Rodrigues
Repórter Agência Brasil

Brasília – O projeto de lei que o governo federal encaminhará em breve ao Congresso Nacional para regulamentar o direito de greve dos servidores públicos deve incluir um dispositivo proibindo diversas categorias de realizar a chamada operação-padrão. A informação é do advogado-geral da União, ministro Luís Inácio Adams.

“Está claro para mim, e acho que para todos, que a operação-padrão é uma ação abusiva e ilegal, que não está compreendida no direito de greve e que, portanto, deve ser vetada em qualquer projeto que trate sobre direito de greve”, disse Adams ao fim da cerimônia de posse do novo corregedor nacional do Conselho Nacional de Justiça, o ministro do Superior Tribunal de Justiça Francisco Falcão.

Conforme o vice-líder do governo no Senado, Gim Argello (PTB-DF), confirmou à Agência Brasil, o Poder Executivo deve entregar em outubro o projeto ao Congresso, logo após o primeiro turno das próximas eleições municipais. Adams, no entanto, afirmou que ainda não há um prazo definido para que isto aconteça.

“A preocupação do governo é garantir para a sociedade aqueles serviços essenciais e inadiáveis; que estes serviços sejam mantidos em qualquer situação, inclusive em situação de greve”, disse Adams, referindo-se aos limites do governo ao tratar do tema.  

“Acho necessário adquirirmos uma maturidade institucional em relação às greves. E esta maturidade implica termos uma lei que normatize claramente como se dá o processo de negociação e de exercício de direito de greve, que não é o único previsto na Constituição Federal e não pode se sobrepor aos demais que são dados aos cidadãos brasileiros”, concluiu Adams.

A iniciativa do governo federal coincide com a volta ao trabalho de cerca de 40 categorias de servidores públicos federais, após dois meses de negociações com o Executivo. Algumas categorias permanecem em greve, entre elas os professores de algumas universidades federais e os servidores da Polícia Federal e da Receita Federal.

Procurados pela Agência Brasil, deputados e senadores da base aliada e da oposição mostraram-se divididos em relação à iniciativa.

Edição: Nádia Franco

Fonte: Agência Brasil.

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Delegacia Geral e SPCC aprimoram serviços plantões da Polícia Civil.

Em reunião realizada nesta quarta feira (5), na sede da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), integrantes da Delegacia Geral, em conjunto com a Superintendência de Polícia Civil da Capital (SPCC), definiram um plano de aprimoramento dos serviços prestados pelas delegacias, principalmente nos plantões da Refesa, Vila Embratel, Cohatrac e Cidade Operária, que funcionam em São Luís. Na ocasião, foram anunciados investimentos nas unidades de polícia judiciária, possibilitando um melhor atendimento para a população em toda a Região Metropolitana.

Presentes na reunião, a delegada geral da Polícia Civil, Cristina Meneses; o superintendente da Capital, Sebastião Uchoa; os delegados assistentes, da SPCC, Edilúcia Trindade e Wallace Pereira; além de todos os delegados plantonistas da capital.

Durante o encontro com os delegados plantonistas, a delegada geral, juntamente com o superintendente da capital, definiram metas que devem ser seguidas, principalmente em relação a comunicação entre os distritos e as especializadas, troca de plantões, atendimento à população e a colaboração das autoridades policiais titulares das delegacias. A delegada ressaltou que os projetos implantados pela Polícia Civil possibilitarão um avanço no desenvolvimento das atividades diárias e das ocorrências e ações rotineiras das equipes policiais.

“O intuito da Polícia Civil do Maranhão é oferecer atendimento de excelência. Nossa preocupação está focada nos atendimentos durante os finais de semana e feriados, quando quatro plantões de polícia funcionando em São Luís”, destacou Cristina Meneses. Ela acrescentou que a Delegacia Geral irá promover reuniões periodicamente para avaliar os trabalhos desenvolvidos nessas unidades.

Uma das principais metas a serem implementadas será a de agilizar os atendimentos à população. “A partir de agora, o cidadão vai poder contar com um atendimento mais rápido e bastante eficaz, sem ser preciso esperar muito tempo nas delegacias para registrar algum delito”, enfatizou a delegada geral, informando que a Polícia Civil está estudando melhorias também quanto à prestação dos serviços de Perícia Técnica, demais flagrantes, atendimento de boletim de ocorrências, além de outros.

Para o superintendente de Polícia Civil da Capital, delegado Sebastião Uchoa, a iniciativa mostra a preocupação em aprimorar os serviços de plantão. “Nosso trabalho não é somente prender, mas, também, garantir atendimento adequado à população e uma prestação de serviço 24h por dia, sem qualquer restrição e com e rapidez”. Ele disse que a Polícia Civil desenvolve ações de prevenção e de assistência social, como as realizados flanelinhas e nas ‘cracolândias’, visando dar oportunidade de crescimento as pessoas que se encontram em estado de vulnerabilidade.

Investimentos

Além das normas e metas implantadas, a Delegada Geral Maria Cristina Meneses, falou de projetos que trarão inovações para os plantões da Polícia Civil.

Destaque para a construção de salas específicas de atendimento para os plantões, principalmente quando houver ocorrência de maior relevância. As delegacias também terão salas para registro de ocorrência e serão disponibilizadas mais duas viaturas para cada plantão, visando dar mais apoio nas ações e diligências operacionais.

Fonte: Governo do Maranhão.

União entre algoritmos e infravermelho ajuda a detectar pessoas bêbadas.

Um estudo publicado no International Journal of Electronic Security and Digital Forensics mostra que cientistas criaram um documento detalhando como dois algoritmos associados a imagem térmica (infravermelho) podem ser utilizados para procurar pessoas alcoolizadas em locais públicos.

O estudo, feito por uma Universidade na Grécia, parte do princípio que o álcool no sangue causa dilatação dos vasos na superfície da pele. Depois, como ponto de partida, os dois algoritmos começam a comparar os dados recolhidos a partir de imagens térmicas.

Um algoritmo compara um banco de dados dessas varreduras faciais dos indivíduos bêbados e sóbrios aos valores de pixel de diferentes sites com rosto de pessoas. Um método semelhante já foi utilizado no passado para detectar infecções em aeroportos.

Um segundo algoritmo é utilizado para mapear as diferentes áreas da face. O estudo apontou que, quando embriagado,  o nariz de um indivíduo tende a ficar mais quente, enquanto sua testa continua muito fria. Para usar esta informação no banco de dados com o primeiro algoritmo, um segundo algoritmo foi necessário para identificar e diferenciar características.

Em alguns países, a imagem térmica já é usada para espionar potenciais criminosos. Mas a ideia agora é utilizá-la em aplicações práticas, para tentar ajudar a polícia a evitar perturbações indevidas e coisas do tipo. Será?

E você, o que acha desse método?

Infravermelho

Fonte: Canaltech.

Atuação da Defensoria na Execução Penal será reforçada.

Todos os defensores em 2013 terão o auxílio de um estagiário exclusivo.

SÃO LUÍS - A inauguração das instalações de uma sede própria para o Núcleo de Execução Penal da DPE/MA irá intensificar as atividades desenvolvidas pelo órgão na área. O defensor geral do Estado, Aldy Mello Filho, reuniu-se com os sete integrantes do Núcleo de Execução Penal da capital para informar sobre os ajustes finais para a inauguração da sede do Núcleo. Durante a reunião, a supervisora administrativa da DPE, Hevanilde Ferro Castro, explicou que a infraestrutura física, incluindo a parte lógica, elétrica e de telefonia, já se encontra concluída, bem como já adquiridos os equipamentos de informática e todo o mobiliário.

“Estamos apenas aguardando a entrega dos computadores, que foram adquiridos a um custo menor porque conseguimos aderir a uma ata de registro de preços da Universidade Estadual do Piauí. Já estávamos com o pregão presencial agendado, aguardando oficio da Universidade acerca da solicitação de adesão. Com a chegada do ofício, optamos por desistir do pregão e aderir à ata, o que atrasou um pouco o procedimento, mas em compensação conseguimos adquirir um número muito maior de equipamentos, sendo 55 computadores e 69 impressoras, além de dois scanners de última geração, próprios para digitalização de documentos, solicitados pelos defensores”, disse Hevanilde Castro.

Aldy Mello Filho reiterou a informação prestada na reunião institucional, ocorrida no dia 12 de julho, de que todos os defensores em 2013 terão o auxílio de um estagiário exclusivo. O defensor geral também destacou os esforços da instituição em disponibilizar um carro com motorista para servir exclusivamente os defensores do núcleo, bem como providenciar, além dos servidores lotados no núcleo, um vigilante da sede para proporcionar maior segurança ao local, que contará com todos os demais instrumentos de segurança utilizados na sede e núcleos regionais, inclusive sistemas de monitoramento por câmeras.

O Núcleo será contemplado com o sistema de transmissão de dados com um link dedicado de 2Mb/s, imprescindível para garantir agilidade no acesso aos processos virtuais.

Fonte: Imirante.

Brasil é o maior consumidor de crack do mundo.

Estudo da Unifesp mostra que País também é o segundo mercado de cocaína

Vanessa Sulina, Do R7

O Brasil é o maior mercado consumidor de crack do mundo, de acordo com o 2º Lenad (Levantamento Nacional de Álcool e Drogas), realizado pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e pelo Inpad (Instituto Nacional de Políticas Públicas do Álcool e Outras Drogas). Para o estudo, foram entrevistadas 4.607 pessoas, a partir dos 14 anos, em 149 cidades do Brasil.

De acordo com a pesquisa, divulgada nesta quarta-feira (5), cerca de 2 milhões de brasileiros já usaram crack/merla e oxi pelo menos uma vez na vida, sendo que 1,4% desse total são pessoas adultas e 1% são jovens. Ainda segundo o levantamento, um milhão de pessoas usaram este tipo de droga no último ano, sendo um em cada cem adultos.

Veja a pesquisa completa do uso do crack e cocaína no Brasil

Além do crack, a pesquisa também analisou o consumo da cocaína. Segundo a Unifesp, pouco mais de 5 milhões de pessoas já experimentaram a droga durante a vida, sendo que 4% são adultos e 2% adolescentes. Só em 2011, 2,5 milhões de pessoas usaram cocaína em pó no País.

O índice de consumo é tão alto que o Brasil só perde para os Estados Unidos no ranking mundial. Em 2011, os EUA registraram cerca de 4 milhões de usuários. Segundo o estudo, 15% da população americana usou a droga durante a vida e 2% só no ano passado.

Sem lição de casa

Para o médico psiquiatra e professor titular da Escola Paulista de Medicina da Unifesp Ronaldo Laranjeiras, os dados são alarmantes.


— Nós temos 20% do consumo mundial de cocaína. Somos o primeiro do mundo no uso de crack. Nós não fizemos a lição de casa e nosso consumo aumentou muitos nos últimos 15 anos. Não há solução fácil para isso.

Para Laranjeiras, o foco não é apenas o tratamento, e sim políticas públicas efetivas.

— Essa questão não se resolve com a canetada do governo. É preciso diminuir a oferta e desmontar a rede de tráfico. Vamos demorar muitos anos para desmontar essa operação. Além disso, precisamos cuidar dos usuários. Hoje, não há recursos para tratar 3 milhões de pessoas.

O levantamento ainda mostra que 27% dos usuários de cocaína e crack usaram a droga todos os dias ou mais de duas vezes por semana no último ano. cerca de 78% dos usuários também disseram que conseguiram a cocaína de forma fácil. 

Fonte: R7.

Novo equipamento vai agilizar o trabalho dos peritos da Polícia Civil.

O Laboratório de Toxicologia do Departamento Médico Legal (DML) recebeu mais um equipamento que, além de reforçar o trabalho dos peritos, vai agilizar a análise de substâncias apreendidas e ou encaminhadas ao setor. Trata-se do cromatógrafo gasoso, equipamento adquirido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

Na sexta-feira (31) peritos bioquímicos toxicologistas da Polícia Civil e a estudante de doutorado em Toxicologia da Universidade de São Paulo (USP) Mariana Dadalto Peres, concluíram o curso para operar o novo equipamento.

De acordo com a doutora em Química e responsável pelo treinamento, Ivani Blanco, o curso teve carga horária de 40 horas e envolveu instruções teóricas sobre técnicas e análise de substâncias. Segundo ela, o objetivo é familiarizar os usuários com o equipamento e também ensinar a melhor maneira de operá-lo obtendo os melhores resultados possíveis.

Além desse, a  Senasp adquiriu outros 40 equipamentos que serão distribuídos entre todos os Estados brasileiros. “O Espírito Santo está entre os cinco primeiros a receber o equipamento, bem como o treinamento para operá-lo ”informou Ivani Blanco.  O equipamento já foi instalado em Brasília e em São Paulo e está em fase de instalação em Pernambuco.

Esse é o terceiro cromatógrafo gasoso do Laboratório de Toxicologia da Polícia Civil.  A perita Daniela Mendes Louzada de Paula explica que, assim como os demais, a nova máquina identifica e quantifica as amostras das substâncias.

No entanto, a quantificação do novo cromatógrafo gasoso é melhor do que a dos outros dois, já que as técnicas de análise e o modo de intepretação de resultados são diferentes. Por isso, os outros equipamentos passarão a ser usados apenas para quantificar as substâncias.
A vantagem do novo cromatógrafo gasoso é que com mais um equipamento não haverá a interrupção do procedimento o que agilizará os trabalhos dos peritos. “A chegada dessa máquina vai ampliar e diversificar o parque de equipamentos que temos mesmo tendo  princípios diferentes“, esclareceu o perito Fabrício Souza Pelição.

A perita Josidéia Barreto Mendonça adiantou que outro cromatógrafo gasoso está sendo pleiteado, para compor a estrutura do laboratório de química legal.

Fonte: Folha Vitória.

domingo, 2 de setembro de 2012

Vistoria revela melhorias na Penitenciária de Pedrinhas.

SÃO LUÍS - Os superintendentes das unidades prisionais da capital e do interior, Fredson Maciel e Alfrânio Feitosa, e diretores da Penitenciária de Pedrinhas, Centro de Detenção Provisória (CDP) e da Casa de Detenção (Cadet) vistoriaram, na quinta-feira (30), juntamente com o juiz Jamil Aguiar, da 1º Vara de Execuções Penais, obras que estão sendo realizadas na Penitenciária de Pedrinhas, em São Luís.

Durante as atividades houve uma reunião na qual foi analisada a situação das unidades, as mudanças apresentadas, a quantidade de internos, entre outros pontos. Representando a Secretaria de Estado da Justiça e da Administração Penitenciária (Sejap), os superintendentes Fredson Maciel e Alfrânio Feitosa apresentaram ao juiz o núcleo de saúde da unidade, a quadra que está em fase final de acabamento, pavilhão dos presos de regime semi-aberto. Além desses locais, modificações realizações estão sendo colocadas em prática no local.

O superintendente das unidades prisionais da capital, Fredson Maciel, têm como fundamental a finalização da obra. "É prioridade para a Sejap a entrega imediata das obras que estão sendo realizadas na Penitenciária de Pedrinhas". De acordo com o engenheiro responsável pela obra na Penitenciária de Pedrinhas, Djalma Gomes, os ajustes exigidos pelo juiz serão feitos rapidamente e dentro de 15 dias o pavilhão estará entregue.

Para o Juiz Jamil Aguiar, as obras estão cumprindo o esperado e o serviço está caminhando para a fase final. Para o término da obra, falta apenas a colocação de exaustores e do portão que divide as celas da permanência, onde ficarão os agentes. "A pretensão é que neste pavilhão fiquem os presos do regime semi-aberto aqui da Penitenciária de Pedrinhas, mas também trazer os das outras unidades" explicou.

Fonte: Imirante.