Deus dá liberdade aos Seus filho

Na liberdade que temos, damos o exemplo e não seguimos as más inclinações deste mundo

“Jesus perguntou: ‘Simão, que te parece: Os reis da terra cobram impostos ou taxas de quem: dos filhos ou dos estranhos? Pedro respondeu: ‘Dos estranhos!’ Então Jesus disse: ‘Logo os filhos são livres’” (Mateus 17, 25-26).

sábado, 15 de outubro de 2011

Detento tenta fugir do presídio e acaba morto no Recife.

Ele teria sido baleado pelos agentes de segurança quando já estava na rua.
Outros dois presos também conseguiram fugir, mas foram recapturados.

Do G1 PE, com informações do NETV

Uma tentativa de fuga no Presídio Aníbal Bruno, no Recife, terminou com a morte de um detento, na madrugada deste sábado (15). O preso, que cumpria pena por tráfico de drogas, teria sido baleado pelos agentes de segurança quando já estava na rua.

De acordo com a polícia, outros dois presos também conseguiram fugir do presídio, mas foram recapturados pelos agentes.

Fonte: G1.

STJ resiste em transmitir sessões ao vivo pela internet.

Débora Zampier
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A maioria dos tribunais superiores brasileiros começou, na última década, a investir na transmissão ao vivo de julgamentos pela internet, TV ou rádio. A ideia era seguir o mesmo padrão de transparência alcançado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que começou a transmitir suas sessões ao vivo em 2003. O Superior Tribunal de Justiça (STJ), no entanto, resiste em avançar além da exibição de matérias jornalísticas, embora esteja apto a transmitir em tempo real tudo o que ocorre lá dentro.

No total, 41 câmeras registram os órgãos julgadores, auditório e salas de conferências e de audiências do STJ. Hoje, esse material é transmitido ao vivo, na íntegra, mas apenas para os funcionários do STJ, no sistema fechado da intranet. De acordo com assessoria do tribunal, os ministros nunca deliberaram sobre a possibilidade de tornar o sinal público. No entanto, cinco ministros ouvidos pela Agência Brasil admitem que o assunto já foi debatido informalmente e que o projeto foi deixado de lado devido à resistência de alguns ministros de se expor, especialmente em temas polêmicos.

Uma das alternativas citadas pelos ministros para contornar essa situação é a edição das transmissões para evitar a divulgação de discussões ao vivo, uma das principais críticas ao modelo atual do STF. Outra ala, porém, defende a divulgação sem cortes, já que os julgamentos são públicos e qualquer pessoa pode ter acesso aos debates das turmas e seções se comparecer ao STJ.

Um dos ministros diz que a impopularidade de algumas decisões, como as recentes anulações de operações da Polícia Federal, pode ser uma barreira para as transmissões ao vivo. A influência de políticos e empresários que respondem a ações na corte, a maioria tratada em sigilo, também colaboraria para que os assuntos ficassem restritos ao tribunal.

As transmissões pela intranet começaram em 2004 no STJ, mas o processo só foi concluído em 2008. O registro das sessões mobiliza hoje 20 funcionários, que ficam alocados na Seção de Multimídia, criada especialmente para essa finalidade. O serviço não é terceirizado porque, segundo a assessoria do tribunal, as transmissões são consideradas uma atividade fim – auxiliar o trabalho dos gabinetes.

Em abril do ano passado, uma parceria entre o STJ e o STF foi firmada para permitir a transmissão dos julgamentos do STJ ao vivo em um canal digital. A ideia era que as transmissões começassem no mês seguinte, mas isso não se confirmou. A transmissão das sessões era um dos objetivos na gestão 2008/2010, mas, no planejamento estratégico feito no ano passado, que deve vigorar até 2014, não há qualquer menção ao assunto.

De acordo com o STJ, há um projeto para transmissão de julgamentos futuramente, mas sua execução depende de deliberação e de alterações no regimento interno.

Edição: Lana Cristina

Fonte: Agência Brasil.

Policiais flagrados em MT fazendo sexo com travesti são expulsos da PM.

Dois PMs estavam em horário de expediente e em um parque.
Eles foram pegos por outros policiais que faziam rondas na região.

Kelly Martins Do G1 MT

Dois policiais militares de Cuiabá pegos em flagrante fazendo sexo oral com um travesti, no horário de expediente, foram expulsos da corporação. O cabo da Polícia Militar e o soldado estavam na viatura policial, no Parque Zé Bolo Flor, na região do Coxipó, quando foram vistos por outros policiais que faziam rondas no local. A expulsão foi publicada no Diário Oficial do Estado de Mato Grosso de quinta-feira (13). O fato ocorreu no dia 19 de março.

Na madrugada do dia 19 de março, ao perceberem uma viatura policial em atitude suspeita, os policiais se aproximaram para checar a situação. Isso porque, o cabo da PM estava aguardando do lado de fora do veículo enquanto o soldado fazia sexo com o travesti.

saiba mais

A Corregedoria da Polícia Militar instaurou procedimento administrativo para apurar o caso e entendeu que os dois cometeram os crimes de desobediência incluindo prevaricação e corrupção passiva, previstos no Código Penal Militar. “De maneira que os disciplinados não reúnem condições para permanecer na Polícia Militar do Estado de Mato Grosso”, consta trecho do documento.

O fato ocasionou ainda abertura de ação penal que está em tramitação na 11ª Vara Criminal Especializada da Justiça Militar de Cuiabá. De acordo com o Comando Geral da PM, os dois policiais retardaram ações de ordem policial na medida em que deixaram de atender a sociedade por meio do policiamento ostensivo ao qual estavam determinados a cumprir, “para satisfazer interesses de ordem pessoal, desrespeitando regras sociais em local público”.

Fonte: G1.

PMDF distribui panfleto polêmico e Câmara manda recolher material.

Em cartilha sobre segurança feita para o Batalhão da Esplanada, dois negros assaltam um branco

Edson Luiz

O desenho criticado pelo movimento negro traz dicas de como agir em assaltos

O desenho criticado pelo movimento negro traz dicas de como agir em assaltos

Um panfleto distribuído pela Polícia Militar do Distrito Federal na rodoviária e no metrô de Brasília vem gerando polêmica, principalmente entre afrodescendentes. O documento é uma espécie de orientação aos passageiros sobre cuidados para evitar roubos e furtos no local e seria um excelente manual de utilidade pública se, no item como agir em caso de assalto, a ilustração não fosse dois negros armados abordando uma pessoa branca. O material foi produzido pela área de Comunicação Social da corporação para o Batalhão Esplanada, que é sediado nas dependências da Câmara dos Deputados. Ao ser informado, o presidente da Casa, Marco Maia (PT-RS), pediu o recolhimento do folheto, o que foi feito ontem à tarde pela PM.

A informação sobre a existência do folheto foi dada à ouvidoria da Câmara por um professor universitário. Imediatamente, a Presidência pediu ao comando da PMDF que tirasse o material de circulação para não associar sua divulgação à Casa. Na cartilha Previna-se contra furto e roubo a pedestre na rodoviária, há informações para que os usuários ajudem a corporação a fazer a segurança do local, sugerindo dicas de como manusear dinheiro, usar celular, portar-se em lugares com pouca iluminação, entre outras. Além disso, há explicações sobre o que é furto — subtração de um bem sem o emprego da violência — e roubo —quando o crime é cometido mediante ameaças.

Mas o que causou a reação do movimento negro e a retirada do folheto de circulação foi a orientação sobre como agir em um assalto. A ilustração mostra dois supostos assaltantes de cor negra, usando boné e revólver. A vítima é uma pessoa branca, calva, vestida de terno e portando uma maleta executiva. O material foi retirado de circulação pela própria PMDF. “Todos os panfletos já foram recolhidos após a determinação”, informou o tenente Gerson de Lima Almeida, oficial de dia no posto da corporação.

Fonte: Correio Braziliense.

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Programa de Proteção a Vítimas e Testemunhas passará por mudanças em 2012.

Daniella Jinkings
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O Programa de Proteção a Vítimas e Testemunhas Ameaçadas da Secretaria de Direitos Humanos (SDH) será aperfeiçoado. De acordo com o diretor de Defesa dos Direitos Humanos da SDH, Fernando Matos, as mudanças, que envolvem legislação específica, metodologia de atendimento e capacitação de equipes técnicas, devem começar em 2012.

As alterações no programa foram discutidas durante o seminário do Fórum Nacional de Entidades Gestoras dos Programas de Proteção a Vítimas e Testemunhas Ameaçadas. O evento começou ontem (13) e reuniu representantes de 16 estados.

“O seminário é muito importante para o aperfeiçoamento da política de proteção a vítimas e testemunhas ameaçadas em nosso país. O modelo brasileiro trabalha em parceria com os estados e com a sociedade civil. Foi um seminário muito rico e que serviu para melhorar o atendimento a essas pessoas”, disse Matos.

Segundo ele, o principal desafio do programa é descobrir dentro de uma política pública várias formas de parcerias com a sociedade civil. “Trabalhamos com crimes de grande complexidade, desde a questão do crime organizado, tráfico de drogas, armas, corrupção, grupos de extermínio. Temos de estar sempre um passo a frente dos violadores”.

Atualmente, cerca de 1,5 mil pessoas estão sob proteção do programa.

Edição: Aécio Amado

Fonte: Agência Brasil.

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Governo do CE conclui reunião com policiais sem apresentar proposta.

Policiais exigem reestruturação de planos, cargos e carreira.
Governo defende que mudança reivindicada só pode ser feita em 2012.

Do G1 CE

O Governo do Estado do Ceará não apresentou propostas aos policiais civis após reunião na noite desta quinta-feira (13) no Palácio da Abolição, sede do Governo do Estado. O vice-diretor do Sindicato dos Policiais Civis do Ceará, Xavier de Farias, informa que o resultado da reunião será apresentado à categoria em assembleia, que deve ser realizada na sexta-feira (14), às 18h.

A partir da assembleia, a categoria vai decidir se retoma as paralisações no estado. Os sindicalistas reivindicam reestruturação do plano de cargos, salários e carreiras. Eles exigem que o salário de um policial seja o equivalente a 60% do salário de delegado. Atualmente, o salário do policial representa 30% do salário de um delegado. Na reunião, representantes do Governo defenderam que a reestruturação só pode ser efetuada em 2012.

Representaram o Governo do Estado o titular da Secretaria de Planejamento (Seplag), Eduardo Diogo, o assessor jurídico da Seplag, Adriano Costa , o procurador-geral do Estado, Fernando Oliveira, o chefe da Casa Militar, coronel Joel Brasil, e o representante da Procuradoria Geral de Justiça, José Waldo.

Os sindicalistas exigem também contratação imediata de aprovados em concurso e a eliminação da parte do texto que exige que policiais devem ter curso superior para ser promovidos.

Fonte: G1/Ceará.

Qualidade na Gestão: 16 Unidades da Polícia Militar em todo o Estado de São Paulo receberam certificações de qualidade “medalhas” do Instituto Paulista de Excelência da Gestão (IPEG).

Comandante da PM fala sobre confusão no Maiobão.

Coronel Franklin Pacheco disse que PM já abriu sindicância interna para investigar o caso.

Imirante

SÃO LUÍS – Em entrevista, nesta quinta-feira (13), ao repórter Sidney Pereira, da TV Mirante, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Franklin Pacheco, comentou sobre o caso em que a filha de um policial militar atirou contra populares no bairro do Maiobão na noite de quarta-feira (12).

De acordo com o coronel Franklin Pacheco, a PM já abriu sindicância interna para investigar o caso. O comandante da PM garantiu que a polícia trabalha com “imparcialidade e transparência” e que serão tomadas as devidas providências para punir os responsáveis pelo caso.

“A Polícia Militar está tomando estas providências mesmo sabendo que não teve nada a ver com a atividade policial. Ele estava de folga, com a moto de sua propriedade, com a arma de sua propriedade. É lamentável que tenha acontecido desta forma”, declarou.

Confira a entrevista completa do coronel Franklin Pacheco clicando no link abaixo.

Fonte: Imirante.

PMSP: aprovado o Posto Imediato e a Preterição!

Policial Militar,

É com satisfação que venho à sua presença para informar que todos os projetos apresentados pelo Comando foram aprovados. Em 11/10/2011 foi aprovado o projeto de preterição e posto imediato.

Isso demonstra, mais uma vez, o reconhecimento do nosso Governador Geraldo Alckmin e do nosso Secretário Dr. Ferreira Pinto à nossa Polícia Militar. Agora todos seguem para sanção, o que deve acontecer nos próximos dias.

Agradecemos também a fundamental colaboração dos nossos nobres Deputados Estaduais que souberam a importância dos projetos para os policiais militares.

APROVADO o Posto Imediato: resgate histórico.

Esse benefício, resgatado após 20 anos, alcança os oficiais da ativa que contarem ou completarem 30 anos de serviço e tenham 2 anos no mesmo posto. As praças já tinham o benefício.

APROVADA a Preterição: fluxo de carreira.

Essa inovação proporciona um salutar e esperado fluxo de carreira, melhorando a gestão e incentivando os oficiais mais jovens, principalmente capitães e tenentes.

APROVADO o Reajuste Salarial: uma conquista.

Lembro que o reajuste de 15% no padrão, retroativo a partir de 1º de julho de 2011 já havia sido aprovado, beneficiando todos os policiais militares da ativa, os veteranos e nossas pensionistas.

Valorização do Policial Militar

A valorização continua sendo objetivo constante desse Comando. Estaremos sempre procurando dar mais qualidade de vida e dignidade aos policiais militares e suas famílias.

Faça sua parte, continue fazendo a diferença na segurança pública de São Paulo, continue levando tranquilidade e qualidade de vida ao cidadão.

Continue assim, acreditando que sempre é possível fazer mais e melhor.

A Intranet é o nosso canal oficial de comunicação do Comando.

Contem sempre com o Comando!

ALVARO BATISTA CAMILO

Coronel PM Comandante Geral

Fonte: e-mail recebido por comunidadepolicialbr@bol.com.br apud Comunidade dos Policiais e Bombeiros do Brasil.

MA: jovem usa arma do pai, oficial da PM, e abre fogo contra vizinhos.

Quatro pessoas ficaram feridas foram internadas em um hospital em São Luís. Entre elas estava uma criança de 1 ano e nove meses,

Em São Luís, uma jovem de 19 anos abriu fogo contra vizinhos. Ela usava a arma do pai, um oficial da Polícia Militar.

As quatro pessoas feridas, entre elas uma criança de 1 ano e nove meses, foram internadas em um hospital em São Luís. Segundo relatos de testemunhas, havia uma comemoração na rua pelo Dia das Crianças.

O capitão Pires, da Polícia Militar, voltava para casa e tentou acabar com a festa. Os vizinhos não gostaram. Começou uma briga e, na confusão, a filha do PM Adriana dos Santos, de 25 anos, pegou a arma do pai e fez vários disparos.

“A filha dele, vendo aquela situação de o pai sendo agredido, pegou a arma dele e efetuou disparos contra as pessoas que estavam próximas”, contou o coronel Antônio Vieira, da Polícia Militar do Maranhão.

“Saí correndo, de repente meu filho estava estirado”, disse uma moradora. “A menina que estava na minha frente levou um estilhaço no pescoço”, contou outra moradora.

A Polícia Militar teve de proteger a casa do capitão diante das ameaças de linchamento. A filha do policial foi detida no começo da noite. O capitão vai ficar detido em uma ala destinada a oficiais no quartel da PM em São Luís. Segundo o comando, se ficar provado que ele também atirou nos vizinhos, ele vai responder por tentativa de homicídio.

A filha do capitão vai responder por tentativa de homicídio. Duas pessoas continuam internadas.

Fonte: G1/Bom Dia Brasil.

Um terço dos funcionáros da Polícia Federal se aposenta até 2016.

 (Iano Andrade/CB/D.A Press)

A três anos da Copa do Mundo, não bastassem as filas nos aeroportos e a rede hoteleira saturada, a situação crítica vivida pela Polícia Federal ameaça a segurança do país que sediará o torneio de futebol e as Olimpíadas.

Levantamento da Associação dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) revelou que 2.270 servidores da carreira — que inclui agentes, escrivães, delegados, peritos e papiloscopistas — poderão se aposentar até 2016. Isso sem contar os atuais 1.379 que já reúnem condições para parar de trabalhar, mas optaram por ganhar abono de permanência. Com isso, o total de funcionários que deixariam a corporação chegaria a 3.649, o que equivale a 32% do total em atividade.

Segundo o Ministério do Planejamento, há 6.185 agentes, 1.889 escrivães, 1.791 delegados, 1.110 peritos e 439 papiloscopistas na PF. Outros 2.646 estão no chamado Plano Especial de Cargos, que abrange os servidores administrativos. Nas contas de Cláudio Tusco, diretor da ADPF, somente entre os delegados, uma média de 25 pessoas por ano chegam à idade de se aposentar. Desde 2006, 235 cargos ficaram vagos. “Enquanto o número de delegacias cresce, o de profissionais diminui. Ao cortar recursos para a segurança, o governo causa impunidade e aumenta a corrupção. Poucas operações nossas estancam rombos de bilhões de reais nos cofres públicos do país”, disse Tusco.

O levantamento da associação revelou também que o quadro de servidores da PF está ficando cada vez mais envelhecido. Hoje, 13,2% do atual efetivo têm mais de 51 anos de idade. No caso do Plano Especial de Cargos, esse índice chega a 37,3%. Tusco estimou que, para receber os próximos grandes eventos esportivos, a Polícia Federal necessitará de 4.174 novos profissionais. “Esse é um assunto que preocupa muito a gente. Nos últimos anos, o nosso efetivo não aumentou. A Argentina, um país muito menor que o nosso, tem 40 mil policiais federais. Aqui, a categoria está cada dia mais sobrecarregada. Não conseguimos investigar tudo o que é necessário”, observou o diretor.

Procurada, a Polícia Federal se limitou a informar que aguarda do Ministério do Planejamento autorização para abrir concurso com 1.024 vagas, mas não quis dar detalhes sobre o quadro de pessoal da corporação. As oportunidades previstas são para os cargos de agente, escrivão, delegado e papiloscopista. No entanto, o corte nas seleções públicas e nas nomeações anunciado pelo governo para garantir o ajuste fiscal e proteger o país da crise global está emperrando a abertura do processo seletivo.

Jones Borges Leal, presidente do Sindicato dos Policiais Federais no Distrito Federal (Sindipol-DF), disse que um exemplo da escassez de profissionais é o Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, em Brasília. “São apenas quatro policiais para cuidar de todo o terminal. Além disso, as nossas fronteiras estão desguarnecidas. Há trechos de até 400 quilômetros que não têm sequer um agente de polícia. Hoje, 20 mil servidores na corporação ainda não atenderiam a demanda”, avaliou.

Desde o início do ano, o Sindipol-DF organiza assembleias para discutir o caminho a ser tomado para pressionar o governo a conceder reajustes salariais. Embora a categoria não tenha conseguido dinheiro na proposta orçamentária de 2012 para garantir os aumentos, ela assinou com o secretário de Recursos Humanos, Duvanier Paiva Ferreira, um protocolo que define as diretrizes das negociações nos próximos meses. O documento diz respeito apenas aos cargos de agente, escrivão e papiloscopista, que recebem salário inicial de R$ 7.514,33 e final de R$ 11.879,08.

Eles discutem uma reestruturação para que, em três anos, a remuneração final chegue ao topo da carreira de oficial de inteligência, de R$ 18,4 mil, o que representa um aumento de 54,9%. No caso dos delegados e peritos, os vencimentos já vão de R$ 13,3 mil a R$ 19,6 mil. “A possibilidade de greve não está descartada. Estamos aguardando que o governo cumpra o que está estabelecido no protocolo e dê continuidade às negociações. O prazo vai até março de 2012”, disse Leal.

A Polícia Federal é apenas um exemplo do problema vivido no governo como um todo. Estima-se que, até 2015, cerca de 40% do atual 1,1 milhão de servidores públicos federais em todo o Brasil estejam em condições de se aposentar. Ao menos 452 mil pessoas poderão deixar os órgãos públicos a qualquer momento. Hoje, 80 mil funcionários já recebem abono de permanência.

Fonte: Correio Braziliense.

Polícia Militar começa a operar GPS com tecnologia de filme de James Bond.

Recurso de tablet permite que policiais vejam ocorrências em tempo real e em movimento

Gabriel Mestieri, do R7

pm tabletReprodução/R7

Policial opera equipamento em viatura da capital

Já presentes em 4.000 viaturas, os tablets - computadores de mão em forma de prancheta – que a Polícia Militar de São Paulo instala desde abril em sua frota, ganhou uma nova função: no navegador do aparelho, os policiais começaram a ver, em tempo real e em movimento, outras viaturas e ocorrências em andamento.

Chamadas pela PM de “pontos de interesse dinâmicos”, as informações desse “GPS especial” passaram a se juntar a outras que o aparelho já fornecia, como acesso a bases de dados cadastrais e criminais de pessoas e veículos.

O R7 andou em uma das 4.000 viaturas que têm o tablet instalado e conferiu que os policiais, ao digitar o número de identidade de uma pessoa, conseguem ver em poucos segundos a filiação, características físicas e se há mandados de prisão contra ela. Já com a placa de um veículo, é possível consultar em instantes a cor, o modelo, saber se ele é roubado e se pagou o licenciamento.

Antes da instalação dos tablets, esses dados tinham que ser pedidos via rádio para a central da Polícia Militar. Como o número de operadores dessa central é limitado, muitas vezes esperavam para receber as respostas, afirma o tenente-coronel Marcos Mungo, chefe do Centro de Processamento de Dados da PM.

Segundo ele, os recursos do tablet farão com que o trabalho policial “diminua o tempo de resposta” e “aumente o nível de qualidade na patrulha”.

- Na medida em que o policial tem informação na mão, ele não precisa depender de outro participante no processo, que seria essa central de operações. [Se] ele não precisa de mais nenhum outro participante, ele tem condições de reagir num menor espaço de tempo e solucionar os problemas, as ocorrências, também com mais agilidade.

Outro benefício trazido pelos tablets, segundo Mungo, é a diminuição da papelada que a PM produz a cada ocorrência, como formulários e relatórios. Com os tablets, diz ele, grande parte desses dados é digitada e já fica disponível no sistema informatizado da polícia.

Confira também

2012

De acordo com o tenente-coronel, todas as 11 mil viaturas do Estado terão os aparelhos até janeiro de 2012. Até agora, os computadores foram instalados em 4.000 carros da capital e da região metropolitana de São Paulo.

Mungo conta que o custo de cada aparelho – incluindo instalação e manutenção – é de R$ 2.100. A ideia de instalar os tablets, de acordo com ele, surgiu há dois anos. O investimento total foi de R$ 28 milhões.

Além dos tablets, também serão adquiridos pela PM paulista 6.500 TPD (Terminais Portáteis de Dados), modelo "de bolso" do computador de mão, que será carregado por policiais em motocicletas ou cavalaria.

A instalação dos tabletes é elogiada também por especialistas em segurança. Para o ex-secretário nacional de Segurança Pública e consultor coronel José Vicente da Silva Filho, o recurso é “revolucionário” por permitir a comunicação online do policial com os bancos de dados das polícias.

- Um grande fator de redução do crime é eficiência e capacidade de reagir diretamente à ação do criminoso.

A especialista em segurança pública do Instituto Sou da Paz, Carolina Ricardo, concorda que a instalação dos aparelhos foi uma “medida acertada” do governo. Ela diz, entretanto, que “não é com isso que todos os problemas estarão resolvidos”.

Fonte: R7.

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Cem veículos são roubados por mês no Maranhão.

A maioria é recuperada pela polícia, mas, muitas vezes, os donos nunca vão buscar os automóveis.

TV Mirante

SÃO LUÍS - Cerca de cem veículos são roubados por mês no Maranhão. As motocicletas são os principais alvos dos assaltantes.

A maioria é recuperada pela polícia, mas, muitas vezes, os donos nunca vão buscar o automóvel. Os carros viram sucata no pátio da delegacia.

Assista à reportagem da TV Mirante, clicando no link abaixo.

Fonte: Imirante.

terça-feira, 11 de outubro de 2011

PMSP: Projetos que tratam de carreira e aposentadoria das polícias são aprovados.

Da Redação - Blanca Camargo

CLIQUE AQUI PARA FAZER DOWNLOAD DA FOTO ACIMA

Deputados debatem projetos em plenário

O Plenário da Assembleia Legislativa aprovou, nesta terça-feira, 11/10, os projetos de lei complementar 47 e 49, ambos de 2011, que respectivamente reestruturam a carreira da Polícia Civil e dispõem sobre regras de aposentadoria e promoção da Polícia Militar. As duas medidas integram pacote de projetos enviados à Casa pelo Executivo, neste semestre, contemplando reajustes e planos de carreira para servidores das secretarias da Segurança Pública e de Administração Penitenciária (PLCs 47, 48, 49, 50 e 51, estes três últimos aprovados pelos deputados em 5/10).

As bancadas do PT e do PSOL, mais os deputados Olimpio Gomes (PDT) e Fernando Capez (PSDB), registraram votos favoráveis às emendas e substitutivos rejeitados pela votação final aos PLCs 47 e 49.

Em relação ao PLC 49/11, Olimpio Gomes votou contrariamente, justificando-se com o argumento de que nesta proposta "não houve nenhum avanço".

Para se tornarem leis, os textos aprovados precisam ainda receber sanção do governador.

A favor, contra e restrições

O líder do Governo na Casa, Samuel Moreira, ao responder às críticas da oposição e de Olimpio Gomes, defendeu as cinco propostas do Executivo para a Segurança Pública e Administração Penitenciária, como as possíveis de serem realizadas no momento, com "grandes avanços" que atendem reivindicações das diversas categorias beneficiadas pelas propostas. Moreira referiu-se especificamente aos PLCs 47 e 49, votados na data, mas também aos de números 48, 50 e 51, aprovados no início de outubro. Segundo o líder governista, os reajustes chegam a 27,7% em dois anos, acima da inflação projetada de 10% para o período. O tucano informou ainda que o impacto na folha de pagamento será de R$1,600 bilhão. O deputado também parabenizou os parlamentares pelo debate sobre as propostas e pela sua aprovação.

A principal crítica do PT, do PSOL e dos deputados Olimpio Gomes e Fernando Capez foi o não acolhimento das emendas apresentadas por eles, que visavam o aperfeiçoamento das propostas.

A deputado Vanessa Damo (PMDB) fez coro com as reclamações, apresentadas pelo Olimpio Gomes e por Adriano Diogo (PT), questionando o placar final de votação no congresso de comissões que aprovou o parecer que rejeitou a maioria das emendas parlamentares aos dois projetos. Houve empate (19 votos sim a 19 votos não), que com o voto da presidência do congresso deu vitória ao parecer de Cauê Macris (PSDB), que direcionou a votação final.

Capez reapresentou emenda de igual teor a todas as propostas do Executivo para as polícias, no intuito de reduzir o tempo de aposentadoria das policiais femininas para 25 anos. Segundo ele, o regime de no mínimo 30 anos para o gozo desse direito, a que estão submetidas essas policiais no Estado, é inconstitucional. Capez citou decisões do Supremo Tribunal Federal que corroboram sua posição. "A Assembleia vai deixar que o Supremo legisle a esse respeito", disse, referindo-se à sua convicção de que na votação final do Supremo para o caso, os 25 anos serão vitoriosos e o governo estadual será obrigado pela Justiça a cumprir a determinação.

PLC 47

O objetivo do Projeto de Lei Complementar 47/2011 é, segundo exposição de motivos enviada pelo secretário da Segurança, Antônio Ferreira Pinto, "é promover ajustes no sistema de promoção dos integrantes das carreiras policiais". Para tanto, o texto institui quatro classes em cada categoria de servidor da Polícia Civil (de 1ª a 3ª classe, mais a classe especial), extinguindo a atual 4ª classe. Um novo método de promoção também fica estabelecido, por tempo na carreira e merecimento, sendo também modificados os concursos públicos de ingresso.

O secretário esclarece ainda que haverá a promoção automática por tempo na classe e na carreira. Após 15 anos de permanência na 1ª classe, o policial será automaticamente promovido à 2ª. E aquele que tiver dez anos na 2ª classe, e 25 anos de carreira, irá de forma também automática para a 1ª.

Quanto à promoção por merecimento, não será mais necessário curso de aperfeiçoamento para promoção à 2ª classe ou à classe especial.

Outra inovação significativa, afirma o secretário, é relativa ao curso de formação técnico-profissional, que terá duração mínima de três meses, com aprovação por disciplina (50% da pontuação máxima).

PLC 49

No caso do PLC 49, o secretário Antônio Ferreira Pinto justifica o envio da proposta como meio de corrigir a inexistência de regulamentação para permanência na ativa de policiais militares. O fato prejudica tantos os que têm tempo para se reformarem, como os jovens que ficam sem condições de promoção por falta de patentes vagas.

Segundo o comandante-geral da PM, Álavaro Batista Camilo, em mensagem anexada ao PLC 47, estudos demonstram que "a causa principal (...) é a permanência no serviço ativo de tenentes-coronéis PM muito além do prazo mínimo legal para inativação". Camilo afirma também que 50% dos ocupantes dessa patente (aproximadamente 120) têm tempo de serviço superior ao mínimo legal para aposentadoria, e, por não terem frequentado o Curso Superior de Polícia, não podem ser promovidos a coronel.

Para sanar o problema, o projeto estabelece regra de inatividade compulsória para todos os oficiais da PM com permanência de cinco anos no último posto, "que não se capacitarem para ascensão na carreira ou que, mesmo habilitados, foram preteridos por oficiais de menor antiguidade".

O texto corrige também distorção (Lei Complementar 673/1991) que permitiu "a divisão de classes", prejudicando oficiais cujo direito à promoção ao posto imediato foi suprimido, enquanto o mesmo direito seguiu garantido aos praças PMs.

Fonte: Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

Acordo permitirá destruição ou doação de 755 mil armas retidas na Justiça.

Débora Zampier
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Um acordo que será firmado hoje (11) à tarde entre o Ministério da Justiça e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) facilitará a liberação de cerca de 755 mil armas de fogo que estão retidas em fóruns de Justiça, segundo levantamento feito em 2010 pelo próprio CNJ.

O acordo faz parte da Campanha do Desarmamento. O objetivo é facilitar o caminho para que as armas que não façam mais parte de investigação criminal sejam destruídas ou doadas. O armazenamento de armas em órgãos judiciais, que não têm segurança suficiente para guardá-las, tem motivado a ação de grupos criminosos que invadem prédios para reavê-las.

A parceria será firmada às 14h pelo presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Cezar Peluso, e o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. Também participarão do acordo o Ministério da Defesa, o Comando do Exército e a Polícia Federal.

Edição: Graça Adjuto

Fonte: Agência Brasil.

Saiba como fazer o portão eletrônico de casa ser mais eficaz.

Em tempos de violência não basta ter um controle remoto, é preciso saber usá-lo. Mas qual o jeito certo de entrar e sair de casa sem correr riscos? Rodrigo Pimentel avalia condomínios com sistemas diferentes e dá dicas de segurança.

Rodrigo Pimentel dá dica de segurança em condomínios.

Caso um morador tenha o carro roubado ou furtado, é preciso reprogramar os portões de acesso. Já que no documento do veículo há o endereço e o botão pode permitir a entrada de criminosos.

Rodrigo Pimentel fala sobre como evitar assaltos no carro.

Para ele, a película protetora ajuda pouco, mas não existem estatísticas que comprovem a eficácia da película. Segundo Rodrigo Pimentel, o motorista deve estar sempre atento e objetos de valor escondidos.

Maior movimento nas casas lotéricas aumenta risco de assaltos.

Com Mega-Sena acumulada e greve de bancos, movimento é sinal de risco. Isso porque lotéricas não têm os equipamentos de segurança dos bancos.

Nas casas lotéricas vai dar muita gente. Tem Mega-Sena acumulada em R$ 38 milhões e ainda tem a greve nos bancos. O sujeito aproveita que vai pagar a conta e faz uma “fezinha”. Faz dois em um.

A pessoa aproveita que vai enfrentar uma fila dessas, paga a conta e faz uma “fezinha”. Mas o movimento todo nas lotéricas é sinal de mais riscos. Isso porque as lotéricas não têm todos os equipamentos de segurança dos bancos. Com mais gente na fila, é mais dinheiro circulando.

Desde o começo da greve dos bancários, o movimento nas lotéricas aumentos de 15% a 30%, isso foi o suficiente para chamar a atenção dos ladrões. A polícia orienta que as pessoas não fiquem com o dinheiro à mostra na fila e que paguem a conta pela internet, que é mais seguro.
São cuidados necessários para que a pessoa possa pagar a conta e que ainda possam fazer uma aposta na Mega-Sena.

Fonte: G1/Bom Dia Brasil.

Vara de Execuções Penais promove saída temporária de presos.

Solenidade ocorre, hoje (11) pela manhã, no auditório da Secretaria de Segurança Pública.

Imirante, com informações da TV Mirante

SÃO LUÍS – Está prevista, para a manhã desta terça-feira (11), a solenidade que marca a liberação de presos para saída temporária do "Dia das Crianças", promovida pela 1ª Vara de Execuções Penais de São Luís. A solenidade ocorre no auditório da Secretaria de Segurança Pública (SSP), no Outeiro da Cruz. Na oportunidade, será lançanda, ainda, a 7ª edição do programa "Liberdade e Dignidade".

O programa já beneficiou 416 presos e consiste na concessão de liberdade especial a presos que estejam no regime semiaberto há pelo menos seis meses e com bom comportamento.

Fonte: Imirante.

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Casal é preso com droga escondida em fraldas descartáveis na Paraíba.

Flagrante aconteceu no bairro Mandacaru, em João Pessoa.
Pedras de crack estavam escondidas dentro das fraldas para bebês.

Do G1 PB, com TV Cabo Branco

Um casal foi preso em flagrante com drogas escondidas em fraldas descartáveis. O caso aconteceu na noite do domingo (9) no bairro Mandacaru, em João Pessoa. Com os suspeitos a polícia apreendeu diversas pedras de crack, uma arma e munição.

O delegado Ademir Fernandes, da Roubos e Furtos, informou que o casal acreditava que a polícia não iria verificar a sacola com fraldas por se tratar de um produto infantil.

"A polícia já tem conhecimento de que eles gostam de fazer essa prática. A polícia procurou e realmente encontrou a droga em meio às fraldas", explicou o delegado. Os suspeitos prestam depoimento à Polícia Civil nesta segunda-feira (10) e em seguida serão encaminhados para presídios da capital.

Fonte: G1.

Colégio Militar 2 de Julho adota “Lousa Eletrônica”.

O comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, coronel Marcos Sousa Paiva, participou da solenidade que marcou a implantação da “Lousa Eletrônica” como ferramenta pedagógica do Colégio de Bombeiros Militar 2 de Julho. O evento aconteceu na sexta-feira (28), no prédio da instituição.

“Hoje é um dia muito importante para nossa corporação, haja vista que conseguimos dar um importante passo neste processo ensino/aprendizado”, pontou o coronel, bastante emocionado.

A lousa, ligada a um laptop no qual a informação está armazenada, exibe um pacote completo de seis mil aulas prontas cobrindo todo o conteúdo do Ensino Fundamental. Embora o material seja elaborado em obediência aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), os professores podem inserir novas informações.

Para Josiel Melo, aluno do 3º do ensino médio, a implementação desta tecnologia vai facilitar o processo ensino/aprendizagem. “Poderemos ter mais proximidade com a tecnologia, além de um conteúdo mais contextualizado com o dia-a-dia”, disse Josiel Melo.

Fonte: Governo do Maranhão.

domingo, 9 de outubro de 2011

Sejap vistoria obras no Sistema Prisional e anuncia programas de ressocialização.

O secretário Sérgio Tamer fez, também, um balanço das obras de construção e reforma das unidades.
Sejap vistoria obras no Sistema Prisional e anuncia programas de ressocialização de apenados

SÃO LUÍS - Os serviços de obras de recuperação e de ampliação no Sistema Penitenciário do Maranhão, iniciados no primeiro semestre deste ano, devem ser concluídos nos próximos 70 dias. A previsão é do secretário de Estado de Justiça e Administração Penitenciária, Sérgio Tamer, que esta semana fez um balanço sobre o trabalho de construção e reforma nas unidades prisionais de todo o Estado, após vistoriar o andamento dos trabalhos.

Sérgio Tamer aproveitou também para anunciar que o Departamento Penitenciário Nacional (Depen) aprovou os projetos de engenharia para a construção das novas unidades nas cidades de Pinheiro, Bacabal e Santa Inês, com capacidade global para 800 vagas, conforme recursos na ordem de R$ 27 milhões, que já haviam sido assegurados pelo ministro da Justiça, Eduardo Cardoso, à governadora Roseana Sarney, no início deste ano.

Já a Penitenciária de Imperatriz, com capacidade para 215 internos, está com a sua obra em andamento e a previsão para a conclusão dos trabalhos, segundo o setor de engenharia da Secretaria de Estado de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap), é para dezembro deste ano.

Em relação às obras de recuperação e ampliação das unidades existentes, Tamer assegurou que “a maioria das grandes unidades prisionais que está sob serviço de engenharia no Maranhão, a exemplo das Penitenciárias de São Luís e de Timon, Centro de Detenção Provisória, CCPJ do Anil, e Cadet II, estão com mais de 75% dos trabalhos concluídos, ou em fase de acabamento”, acentuou.

As unidades prisionais de menor estrutura física, idealizada a partir do aproveitamento dos prédios das antigas delegacias de polícia no interior do Estado, como as unidades de Rosário, Santa Inês, Bacabal e Davinópolis, que serão transformadas em Unidades Prisionais de Ressocialização (UPRs), já estão com metade dos serviços prontos. “Isso nos dá a garantia de que, antes do final do ano, já estaremos com os presídios da Região Metropolitana de São Luís desafogados”, calculou o secretário da Sejap.

As UPRs do Olho d’Água e de Paço do Lumiar estão totalmente reformadas e em funcionamento, assim como o Albergue Feminino da Rua dos Afogados recém concluído. De acordo com o cronograma de execução, a recuperação física das penitenciárias de Timon e Pedreiras já estão 100% entregues, aguardando apenas agendamento para a data de reinauguração, conforme planilha da secretaria.

Exceto o Presídio Feminino (que é um prédio novo), todas as unidades de Pedrinhas passam por reparos nas partes elétricas, hidráulicas, ampliação de muros, guaritas, pinturas, telhados, esgotamento sanitário, reforma ou construção de setores administrativos, com espaços para salas de aula, cursos profissionalizantes e consultórios odontológicos. O Centro de Detenção Provisório de Pedrinhas (CDP) está recebendo uma unidade administrativa completa, setor que não existia no local.

Abertura de vagas

Outra notícia que deixa otimista a equipe da Sejap é o ritmo acelerado das obras nas chamadas “Unidades Prisionais de Ressocialização (UPRs)” que, como bem adiantou Sérgio Tamer, foi idealizada com o objetivo de aproveitar a estrutura física dos prédios das delegacias de Polícia Civil do interior e, com isso, receber, pouco a pouco, os cerca de 1.700 presos que ainda estão nas delegacias sob a jurisdição da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP). A partir de recursos liberados pelo Governo do Estado, quatro cidades oportunizarão, antes do fim do ano, a abertura de mais de 400 novas vagas para detentos que hoje cumprem suas penas na capital.

Estão no cronograma de execução os antigos prédios das delegacias de Rosário (que terá capacidade para 90 vagas); Davinópolis (100 vagas); Santa Inês (100 vagas); e Bacabal (120 vagas). Em todas elas, de acordo com a Sejap, o percentual médio dos trabalhos já concluídos chega a 55%, à exceção de Santa Inês, que está com 98% da obra concluída.

Por serem de pequeno porte, essas unidades também entram na lista de prédios entregues no prazo estipulado pela secretaria. A expectativa é de que a construção de outras sete unidades seja iniciada ainda neste ano.

Ao divulgar o balanço das obras, Sérgio Tamer aproveitou para esclarecer uma das principais políticas da Sejap. “Ao longo desses oito meses em que a Sejap foi criada pela governadora Roseana Sarney, elegemos como política central para o desenvolvimento de nossas ações a abertura de 1.500 novas vagas no interior do estado para que houvesse uma desconcentração de apenados nos presídios da capital, inclusive com a remoção futura dos 1.200 detentos que são oriundos das comarcas do interior. Assim, em relação ao Complexo de Pedrinhas nosso objetivo é o de recuperar a estrutura física de todas as unidades, promover adequações de espaço e ampliações, mas deixar a abertura de novas vagas, como já ocorrerá este ano, com as UPRs e com os novos prédios feitos em parceria com o Depen”, adiantou Tamer.

“Hoje, quase metade das vagas do sistema prisional de São Luís é ocupada por presos oriundos do interior, e por isso a Lei de Execuções Penais (LEP 7.210) - que prevê condições para a harmônica integração social do internado -, ainda não havia sido aplicada de fato, em nosso estado. Com a entrega dos novos presídios e dessas UPRs, vamos disponibilizar cerca de 1.200 vagas no Complexo de Pedrinhas, pois todos os presos do interior pagarão suas sentenças perto de suas famílias”, ressaltou o secretário.

Além das reformas já em curso, o setor de engenharia da Sejap, sob o comando da engenheira e agente penitenciária Cristiana Ribeiro Guimarães, está ultimando os projetos de ampliação e adaptação para as próximas delegacias que irão se transformar em UPRs nas cidades de Viana, Codó, Balsas, Riachão, Estreito, Nova Iorque do Maranhão e São Pedro da Água Branca, as quais terão capacidade, cada uma, para alojar 100 detentos. Também com recursos estaduais está sendo reestruturada a Central de Custódia de Presos de Justiça (CCPJ) de Imperatriz, onde serão abertas mais 160 vagas, nos próximos 60 dias; e, em parceria com o Governo Federal, a Penitenciária de Imperatriz, com 250 vagas.

Projetos de ressocialização

Paralelamente, ao serviço dos operários, quem também está arregaçando as mangas em benefícios dos apenados do Maranhão são os profissionais da área de ressocialização. Embora venha sendo executado desde o início da criação da Sejap, a ressocialização no sistema ganhou visibilidade com a realização, em agosto, da 12ª Semana do Encarcerado. As ações nessa área vêm ofertando aos presos assistência jurídica, social, saúde, educação, e capacitação profissional tanto nas unidades do interior quanto na capital.

“Nosso desafio é tornar essa ação uma constante no sistema, uma rotina dentro dos presídios do Maranhão”, frisou Tamer, que designou o secretário-adjunto de Reintegração Social da Sejap, frei Ribamar Cardoso, para coordenar mais três novos projetos de ressocialização, a serem executados ainda neste ano, em parceria com os setores público e privado.

Um desses projetos denomina-se “Núcleo de Valorização e Produção”, que oportunizará aos presos em atividade profissional a comercialização de seus produtos, fabricados artesanalmente dentro dos centros prisionais. A iniciativa pretende viabilizar, em parceria com as prefeituras municipais, a criação de espaços públicos para a exposição do material, e deve ser colocada em prática já na segunda quinzena de outubro. Outra novidade é o “Núcleo de Assistência aos Familiares dos Presos e Egressos do Sistema Penitenciário”.

Este último, por exemplo, prevê o atendimento psicológico, terapêutico e social das famílias dos apenados. “É preciso compreender que não são apenas os internos que precisam de ajuda, mas seus familiares, que muitas vezes ficam órfãos de toda essa assistência e, em alguns casos, acabam também ingressando na criminalidade”, afirmou Tamer. Ele lembrou a parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema) neste projeto.

Até a próxima semana, um convênio com empresários do estado capacitará cerca de 190 internos do sistema prisional, a exemplo do que já ocorre com as mulheres apenadas que trabalham na indústria Lavatec, no Maiobão, numa parceria que teve a iniciativa da Sejap. Os apenados deverão concluir cursos, nas áreas Elétrica, Mecânica, Hidráulica, Manutenção de Microcomputadores, e Segurança do Trabalho. Para as alas femininas de todo o estado, a Sejap já dispõe de oficinas de malharia e serigrafia, bem como o artesanato.

Fonte: Governo do Maranhão.

Venha logo para o banquete de Jesus! - Mt 22,1-14.

Preparação para a Leitura Orante

Preparo-me para a Leitura Orante, rezando com todos que buscam encontrar-se com Deus na web:

Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Jesus, Mestre, que eu pense com a tua inteligência, com a tua sabedoria.

Que eu ame com o teu coração

Que eu veja com os teus olhos.

Que eu fale com a tua língua.

Que eu ouça com os teus ouvidos.

Que as minhas mãos sejam as tuas.

Que os meus pés estejam sobre as tuas pegadas.

Que eu reze com as tuas orações.

Que eu celebre como tu te imolaste.

Que eu esteja em ti e tu em mim.

Amém.

Leitura Orante
Mt 22,1-14

De novo Jesus usou parábolas para falar ao povo. Ele disse:

- O Reino do Céu é como um rei que preparou uma festa de casamento para seu filho. Depois mandou os empregados chamarem os convidados, mas eles não quiseram vir. Então mandou outros empregados com o seguinte recado: "Digam aos convidados que tudo está preparado para a festa. Já matei os bezerros e os bois gordos, e tudo está pronto. Que venham à festa!"

- Mas os convidados não se importaram com o convite e foram tratar dos seus negócios: um foi para a sua fazenda, e outro, para o seu armazém. Outros agarraram os empregados, bateram neles e os mataram. O rei ficou com tanta raiva, que mandou matar aqueles assassinos e queimar a cidade deles. Depois chamou os seus empregados e disse: "A minha festa de casamento está pronta, mas os convidados não a mereciam. Agora vão pelas ruas e convidem todas as pessoas que vocês encontrarem."

- Então os empregados saíram pelas ruas e reuniram todos os que puderam encontrar, tanto bons como maus. E o salão de festas ficou cheio de gente. Quando o rei entrou para ver os convidados, notou um homem que não estava usando roupas de festa e perguntou: "Amigo, como é que você entrou aqui sem roupas de festa?"

- Mas o homem não respondeu nada. Então o rei disse aos empregados: "Amarrem os pés e as mãos deste homem e o joguem fora, na escuridão. Ali ele vai chorar e ranger os dentes de desespero."

E Jesus terminou, dizendo:

- Pois muitos são convidados, mas poucos são escolhidos.

O que diz o texto do dia?

COMENTÁRIO 1

Leio atentamente, na Bíblia, o texto: Mt 22,1-14, e observo a parábola contada por Jesus sobre a festa de casamento.

Esta parábola contada por Jesus me ensina diversas coisas.

1º É um privilégio ser convidado para a festa do Reino, para a Aliança com Deus.

2º Os empregados são os apóstolos, os profetas, os discípulos e missionários.

3º Os que rejeitam o convite são os que preferem o ter, os bens materiais.

4º Os que estão pelas estradas e ruas, e são convidados, são os mendigos, pobres, os que estão à margem, fora do convívio, "tanto bons como maus".

5º A roupa de festa exigida simboliza a conduta de acordo com o chamado, ou seja, fé e abertura de coração para a justiça. Cabe recordar que justiça é amor de Deus para todos.

6º A exclusão, expressa nas palavras "joguem fora, na escuridão. Ali ele vai chorar..." fala da conseqüência de quem renuncia à intimidade com Deus.

COMENTÁRIO 2

Jesus encontra-se em Jerusalém, para onde se dirigiu, após exercer seu ministério na Galiléia. Seu objetivo é levar o seu anúncio do Reino dos Céus aos peregrinos que para aí acorriam para participar da tradicional festa judaica da Páscoa, libertando-os do pesado fardo da opressão religiosa que carregavam. Na hierarquia religiosa havia a primazia do Sumo Sacerdote e demais sacerdotes do Templo de Jerusalém e, distribuídos nas áreas de dispersão dos fieis judeus, fora de Jerusalém, os escribas e fariseus que dirigiam as sinagogas locais. Durante o ministério de Jesus na Galiléia, aqueles que se posicionavam como seus adversários eram os chefes locais, fariseus e escribas, e, agora, em Jerusalém os adversários são os sacerdotes e os anciãos, que compunham o Sinédrio, órgão máximo de direção do judaísmo, sediado no Templo de Jerusalém. Jesus já havia dirigido a estes sacerdotes e anciãos a parábola da vinha arrendada a uns agricultores, os quais acabaram matando o filho do proprietário. Os chefes religiosos do Templo, sentindo-se denunciados nesta parábola, decidiram prender Jesus. Em seguida Jesus dirige-lhes esta nova parábola. A imagem do rei simbolizando Deus já apareceu na parábola do rei que perdoou o devedor (cf. 11ago), e a imagem do filho como representando Jesus aparece na parábola dos vinhateiros que se rebelaram contra o proprietário (cf. 2 out). Agora temos a parábola do rei que prepara a festa de casamento de seu filho. No evangelho de Lucas a encontramos com uma narrativa mais simples, sem as violências que aparecem aqui em Mateus e mais próxima fiel a Jesus. A parábola, em Mateus, como cena de referência, fica um pouco estranha pela sua violência: o assassínio dos servos e o extermínio da cidade pelas tropas do rei. O seu sentido é histórico e escatológico. Os servos assassinados podem se referir aos profetas, e ao próprio Jesus, rejeitados pelos líderes religiosos da Judéia. A cidade incendiada pelas tropas do rei parece se referir a Jerusalém incendiada pelos romanos no ano setenta. A imagem do farto banquete (cf. primeira leitura) é própria para exprimir a abundância com que Javé cumularia o povo eleito. Os primeiros convidados o rejeitaram, então o convite estendeu-se a todos. A resposta foi positiva e a sala ficou cheia de convidados. Com esta parábola Jesus anuncia aos chefes religiosos do Templo que o Reino rejeitado por eles encontra ampla acolhida entre os gentios. Em conclusão, Mateus introduz ainda uma breve parábola, também temperada com crueldade, no gênero escatológico: um convidado sem os trajes de festa é amarrado e lançado fora, nas trevas. É uma advertência àqueles que responderam ao chamado de Jesus, na comunidade, para que ajam coerentemente com a sua vocação. Os discípulos podem estar convictos que "tudo podem naquele que lhes dá força" (segunda leitura).

José Raimundo Oliva

COMENTÁRIO 3

Jesus aqui nos conta uma parábola um pouco enigmática: um rei tem uma festa de casamento preparada para as núpcias do seu filho. Então, envia seus servos para convidar as pessoas para o casamento. No entanto, aqueles que foram convidados não aceitam o convite e matam os servos do rei. Acontece, assim, uma grande chacina, pois o rei – vingativo – ordena que aqueles ingratos sejam executados.

Finalmente, abre-se esta visão das pessoas que são trazidas das encruzilhadas para encher a sala do banquete.

Como interpretar esta parábola tão enigmática? Em primeiro lugar, devemos compreender que este noivo é Jesus. E quem é a noiva? O Evangelho não nos diz, mas sabemos que somos nós. A noiva é a Igreja. A noiva, na verdade, são esses que foram convidados.

Neste sentido, a parábola não “fecha” perfeitamente em termos de comparação. Por quê? Porque, na realidade, temos ali um banquete nupcial no qual todos nós ocupamos o lugar da noiva. Mas isso permanece no silêncio, no “não dito” daquilo que está no Evangelho. Este seria o sentido profundo e teológico da Palavra de hoje.

Algumas coisas que podemos observar a respeito deste Evangelho:

Em primeiro lugar, a urgência escatológica. Interessante que o rei já tem tudo preparado para a festa de casamento. E de forma bastante inverossímil, ele ordena – quando a mesa já está posta – que os convidados sejam chamados. Estes mesmos convidados que antes não sabiam de nada!

Mas, aqui, o fato da mesa “estar posta” é simplesmente uma forma simbólica de falarmos da urgência escatológica. Deus quer que nós venhamos para o banquete de Seu Filho. E venhamos logo! Ele tem pressa. A mesa já está posta e a comida está “esfriando”.

Claro que o desenvolver da parábola é um pouco inverossímil, ou seja, acontece o chamado feito aos convidados, depois uma guerra e, após tudo isso acontecer, a mesa ainda está posta.

Na verdade, temos aqui uma alusão a todo o conflito que houve com o povo de Israel e a queda de Jerusalém no ano 70. Ou seja, aquela cidade cujos habitantes são mortos e o lugar depois destruído é a cidade de Jerusalém.

O evangelista Mateus está “relendo” o fato histórico da destruição de Jerusalém e dizendo para os fiéis – que ouvem a esta parábola – que, embora Jerusalém tenha sido destruída, o convite para o banquete nupcial, para esta união entre Deus e a humanidade, continua em pé.

Com essa parábola das núpcias do Filho de Deus, o que podemos extrair de ensinamento para nossas vidas?

Veja: Deus nos chama para uma íntima união com Ele. Precisamos nos preparar para isto. Simbolizando esta preparação, vemos a veste nupcial que cada um de nós precisamos ter. Precisamos nos revestir desta veste, precisamos mudar de atitude. Mudar de vida para nos prepararmos ante esta união íntima com o Esposo, que é Cristo.

A Igreja inteira, todos nós – membros do Corpo de Cristo – iremos nos unir a Jesus. E será neste momento que acontecerá a festa. Acontecerá a realidade prometida por Deus desde toda a eternidade.

Somos chamados a esta união. Em Jesus, a união entre Deus e a humanidade já aconteceu de forma perfeita, porque Cristo é verdadeiramente Deus e verdadeiramente homem. Em Jesus acontece este matrimônio.

Mas é necessário que recebamos o Espírito Santo e sejamos unidos ao Corpo de Cristo. Como membros deste Corpo, que é a Igreja, então estaremos também neste matrimônio, nesta realidade de união com o Cristo cabeça.

Este é o nosso desejo e o desejo de Deus para nós. A urgência escatológica, a respeito da qual nos fala esta parábola – essa urgência de Deus – deveria dizer um pouco daquela urgência que deve habitar também no nosso coração.

Também nós deveríamos ter pressa em estar prontos para essa união com Deus. Também deveríamos ter pressa em convidar tantas e tantas pessoas para que venham participar deste banquete aberto a todos. É preciso convidar a todos. E descobrir, ali – nesta união – a grande alegria de ser católico, ser filho de Deus. Descobrir esta missionariedade de quem sabe: “Estou unido ao Esposo Jesus. Quero que outros também se unam a Ele.”

Isto é o que podemos extrair de ensinamento para a nossa vida no Evangelho de hoje.

Padre Paulo Ricardo

O que o texto me diz?

Os bispos em, Aparecida, disseram: "Por assim dizer, Deus Pai sai de si, para nos chamar a participar de sua vida e de sua glória. Mediante Israel, povo que fez seu, Deus nos revela seu projeto de vida. Cada vez que Israel procurou e necessitou de seu Deus, sobretudo nas desgraças nacionais, teve uma singular experiência de comunhão com Ele, que o fazia partícipe de sua verdade, sua vida e sua santidade. Por isso, não demorou em testemunhar que seu Deus - diferentemente dos ídolos - é o "Deus vivo" (Dt 5,26) que o liberta dos opressores (cf. Ex 3,7-10), que perdoa incansavelmente (cf. Ecl 34,6; Eclo 2,11) e que restitui a salvação perdida quando o povo, envolvido "nas redes da morte" (Sl 116,3), dirige-se a Ele suplicante (Cf. Is 38,16)." (DAp 129).

Deus continua nos fazendo convite para minha participação na sua vida. Como respondo?

O que o texto me leva a dizer a Deus?

Rezo, espontaneamente, com salmos ou outras orações e ouço ou canto a canção do padre Zezinho:

Vocação

Se ouvires a voz do vento

Chamando sem cessar

Se ouvires a voz do tempo

Mandando esperar.

A decisão é tua

São muitos os convidados

Quase ninguém tem tempo

Se ouvires a voz de Deus

Chamando sem cessar

Se ouvires a voz do mundo

Querendo te enganar

O trigo já se perdeu

Cresceu, ninguém colheu

E o mundo passando fome

De paz, de pão e de Deus.

CD Vocação - http://www.paulinas.org.br/loja/DetalheProduto.aspx?IDProduto=8839

Rezo, espontaneamente, com salmos ou outras orações e concluo com a Oração Missionária 2011

Deus Pai,

Criador do céu e da terra,

Enviai, por meio do vosso Filho,

O Espírito que renova todas as coisas,

Para que, no respeito e cuidado com a natureza,

Possamos recriar novos céus e nova terra,

E a Boa-Nova, que brilhou na Criação,

Seja conhecida até os confins do universo.

Amém.

Qual meu novo olhar a partir da Palavra?

Meu novo olhar é para perceber os convites de Deus e responder com a minha adesão.

Bênção

- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.

- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.

- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Patrícia Silva, fsp

Fonte: Paulinas e Canção Nova.

PM em começo de carreira ganha em média R$ 1.020 no Brasil. Veja quanto cada Estado paga.

Policiais civis ganham mais, mas piso salarial médio não chega a R$ 1.700

Do R7

No Brasil, um policial militar e um bombeiro em começo de carreira ganha, em média, R$ 1.018. Já na Polícia Civil, o piso salarial médio é de R$ 1.693. Os valores, entretanto, variam muito em cada Estado, já que o pagamento dos servidores é de responsabilidade dos governos estaduais. Por isso, as categorias pressionam desde 2008 para que seja criado um piso salarial nacional – proposta que agora aguarda para ser votada na Câmara.

Para se ter uma ideia da disparidade, no Distrito Federal, que tem os maiores salários do país, um policial civil em começo de carreira ganha cerca de R$ 7.500 – quatro vezes a mais que a média nacional. O DF também é o local que paga o maior piso salarial aos policiais militares, que começam a trabalhar com uma remuneração mensal de pouco mais de R$ 4.100 – valor também quatro vezes superior à média do país.

E os baixos salários não são pagos, necessariamente, nos Estados mais pobres. Para se ter uma ideia, o Rio de Janeiro, que tem o segundo maior PIB (produto interno bruto, ou a soma das riquezas do Estado) do Brasil, paga o menor salário inicial para a Polícia Civil (R$ 1.530) e um dos piores pisos para a PM (cerca de R$ 1.130). Já o Estado de Sergipe, que tem o 21º PIB do país, paga cerca de R$ 3.000 aos policiais civis e militares - quase o dobro que o governo fluminense.

Inicialmente, a PEC 300 (Proposta de Emenda Constitucional), que propõe a criação de um piso nacional para os servidores policiais, estabelecia que nenhum Estado pagasse menos que o Distrito Federal. Porém, o projeto foi alterado e determinou apenas que caberá ao governo federal propor o valor base.

Veja abaixo quanto cada Estado paga, em média, aos seus policiais militares e civis em começo de carreira. As informações são da Cobrapol (Confederação Brasileira dos Trabalhadores Policiais Civis), uma das entidades que briga pela aprovação da PEC 300 no Legislativo. Contudo, tanto a Cobrapol quanto outras associações da PM ouvidas pelo R7 destacam que os valores podem sofrer alterações, pois alguns Estados já promoveram reajustes e não há um levantamento oficial nacional.

Fonte: R7.

imageimageimageimageimageimageimageimageimageimageimageimageimageimageimageimageimageimageimageimageimageimageimageimageimageimageimage