Deus dá liberdade aos Seus filho

Na liberdade que temos, damos o exemplo e não seguimos as más inclinações deste mundo

“Jesus perguntou: ‘Simão, que te parece: Os reis da terra cobram impostos ou taxas de quem: dos filhos ou dos estranhos? Pedro respondeu: ‘Dos estranhos!’ Então Jesus disse: ‘Logo os filhos são livres’” (Mateus 17, 25-26).

sábado, 25 de junho de 2011

Games violentos reduzem a criminalidade, indica pesquisa

24/06/2011 – 14:02

Sabe todo aquele papo clichê de que games violentos podem gerar ainda mais violência? Pois é... Ele pode estar bem errado. Os resultados de uma pesquisa desenvolvida na Universidade do Texas, nos EUA, concluiu que, no geral, o acesso a jogos violentos levam a um decréscimo na realização de crimes violentos.


Imagem: Kotaku.com.br

O estudo, citado em um artigo da BBC, analisa a queda da taxa de criminalidade nos Estados Unidos durante os últimos 20 anos. E uma das razões levantadas para essa ocorrência estaria entre elas o aumento no número desses mesmos jogos violentos, já que os jogadores com instintos mais agressivos estariam essencialmente extravasando as vontades violentas do cérebro em um mundo virtual, tornando-os menos agressivos socialmente no mundo real.

A pesquisa, contudo, não elimina possíveis efeitos negativos dos games nos jogadores, ainda que de uma forma positiva. "Apesar de que existirem provas de que jogos violentos possam incitar a realização de agressões, não existem provas de que gerem violência. A exposição prolongada dos jogadores a esse games é que pode ter feito as taxas de criminalidade caírem", concluiu o estudo.

O que isso quer dizer é que, quanto mais os jogadores estão expostos (entretidos) aos jogos eletrônicos (violentos ou não), menos estão propensos a cometer qualquer tipo de delito, já que não estariam pelas ruas cometendo possíveis crimes. Isso é classificado, na verdade, como 'efeito de incapacitação", em que o indivíduo se envolve com uma prática e involuntariamente incapacita outra.

Fonte: Adrenaline.

Clique aqui para ler a notícia original

sexta-feira, 24 de junho de 2011

PEC 300 no Programa Expressão Nacional TV Câmara

Senado aprova anistia para bombeiros do Rio de Janeiro.

22/06/2011 - 13:35

Para entrar em vigor, proposta ainda precisa ser aprovada na Câmara dos Deputados e ser sancionada pela presidenta Dilma Rousseff

Adriano Ceolin, iG Brasília

Passeata organizada pelos bombeiros na Praia de Copacabana no último dia 12 de junho

A Constituição de Constiuição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou de forma unânime nesta quarta-feira (22) o projeto que concede anistia aos bombeiros do Rio de Janeiro que participaram de protestos por reivindicação de salários. Podem ser beneficiados 439 profissionais que sofrem processos na Justiça Militar. Para entrar em vigor, a proposta ainda precisa ser aprovada na Câmara dos Deputados e ser sancionada pela presidenta Dilma Rousseff.

A decisão do Senado significa uma derrota ao governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), que criticou os manifestantes e ordenou as prisões. O projeto de lei de anistia é de autoria do senador Lindberg Farias (PT-RJ). Os outros dois senadores fluminenes, Francisco Dornelles (PP) e Marcelo Crivella (PRB), também votaram a favor.

No último dia 4 de junho, 439 bombeiros do Rio de Janeiro foram presos pelo Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) durante um protesto no Quartel-Central da corporação. Eles reivindicavam melhores condições de trabalho e aumento salarial.

No dia 10 de junho, o Ministério Público do Rio de Janeiro apresentou denúncia formal contra os bombeiros. Eles foram acusados de danificar instalações e viaturas públicas e de ferir o coronel Waldir Soares, comandante do Batalhão de Choque.

Ainda segundo o Ministério Público, a entrada dos bombeiros no Quartel-Central foi instigada e orientada pelo cabo da corporação Benevenuto Daciolo dos Santos. De acordo com o documento, o militar deu as ordens para os manifestantes cometerem atos de vandalismo e destruição do patrimônio público.

Fonte: IG - Último Segundo.

domingo, 19 de junho de 2011

RJ: após ocupação, Choque de Ordem chega ao Morro da Mangueira.

19/06/2011 - 19:26

Agentes rebocaram 17 veículos e demoliram 8 construções neste domingo.
Ação será permanente para ordenar o espaço público, informou Seop.

Do G1 RJ

 

Choque de Ordem retira carcaça de carro na Mangueira após ocupação da polícia neste domingo (19) (Foto: Divulgação/Seop)Choque de Ordem retira carcaça de carro na Mangueira após ocupação da polícia neste domingo (19) (Foto: Divulgação/Seop)

Após a ocupação do Morro da Mangueira por forças policiais, na manhã deste domingo (19), a Secretaria Especial da Ordem Pública (Seop) começou, na sequência, o que chamou de “processo de ordenamento” da comunidade. Agentes demoliram seis barracas que funcionavam como cantinas e que ocupavam o espaço público na Rua Visconde de Niterói, na entrada da comunidade. Outras duas construções de alvenaria, que eram utilizadas como pontos de mototáxi, também foram removidas.

saiba mais

De acordo com a Seop, a ação no Morro da Mangueira será permanente para ordenar o espaço público, combatendo problemas como a ocupação irregular das calçadas por carros, sucatas e construções irregulares. Ao todo, 50 homens da Seop, da Guarda Municipal, da Secretaria de Conservação, da Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb), da Light, da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae) e da Subprefeitura da Zona Norte participaram da ação.

Funcionários da Seop participaram de operação Choque de Ordem na Mangueira após ocupação da polícia neste domingo (19) (Foto: Divulgação/Seop)Funcionários da Seop participaram de operação Choque de Ordem na Mangueira após ocupação da polícia neste domingo (19) (Foto: Divulgação/Seop)

Ainda durante a operação, 8 sucatas foram removidas e outros 5 veículos, um caminhão pesado e 11 motos também foram rebocados. A Seop retirou também 23 ligações clandestinas em ruas do local.

A partir da instalação da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da Mangueira, segundo a Seop, será possível a formalização de comércios e serviços da região através do programa “Alvará Já”, que atua em comunidades pacificadas para incentivar pessoas que trabalhavam na informalidade a se tornarem microempresários individuais.

“Demos início hoje ao Choque de Ordem no Morro da Mangueira juntamente com a ocupação das forças policiais, e ficaremos o tempo que for necessário para ordenar este espaço público e formalizar os comércios da região”, afirmou o secretário de Ordem Pública, Alex Costa. “As ações da Ordem Pública no Morro da Mangueira buscam trazer mais cidadania e qualidade de vida para os moradores”, concluiu.

Fonte: G1.

Sejap e Sectec firmam parceria para capacitar apenados do Maranhão.

19/06/2011

Sejap e Sectec firmam parceria para capacitar apenados do Maranhão

Uma parceria entre as secretarias de Estado de Justiça e da Administração Penitenciária (Sejap) e de Ciência e Tecnologia (Sectec) vai beneficiar, no dia 26, 116 internos do Complexo Penitenciário de Pedrinhas com cursos profissionalizantes na área de eletrônica, telecomunicações e segurança do trabalho.

Durante visita técnica realizada na sexta-feira, 17, o secretário-adjunto de Justiça, Ribamar Cardoso Lima, se reuniu com o superintendente de Apoio ao Desenvolvimento Científico da Sectec, Francisco Solon de Oliveira, para acompanhar a instalação e adaptação do polo de ensino da penitenciária. O superintendente Francisco Solon explicou que a iniciativa está inserida no projeto Maranhão Profissional, lançado no mês de maio pelo Governo do Estado. Ele informou que todos os cursos têm carga horária de 160 horas, com duração de seis meses. "Estamos trabalhando em uma ação permanente e conjunta com os coordenadores da Sejap para que os apenados possam participar desta qualificação de mão de obra", declarou Solon.

O superintendente disse que para a montagem do polo foi fornecido um material multimídia que é composto por televisores, microfones, webcams, computadores, normalizadores de energia e receptores de satélite de alta frequência. "Uma equipe técnica da Sectec foi capacitada para fazer o acompanhamento destas aulas em formato de vídeo-conferência, transmitidas direto do Rio de Janeiro pela rede Electra de ensino", informou.

Ressocialização - Ao avaliar o atual cenário do sistema carcerário do Estado, o secretário de Justiça e de Administração Penitenciária, Sérgio Tamer, disse que esse tipo de ação inicia um novo momento no sistema carcerário do Maranhão. "Estamos executando o plano de ressocialização que a Sejap desenvolveu no início de 2011 e contando com o apoio da governadora Roseana Sarney. Desta forma, vamos garantir uma queda do número de reincidentes no sistema prisional", declarou o secretário.

A coordenadora de Assistência Laborterápica da Sejap, Alice Magalhães, disse que um processo de avaliação foi executado em conjunto com os coordenadores de assistência social e psicológica da Sejap, com base em critérios necessários para o desempenho das atividades. Ela esclareceu que os selecionados fazem parte do regime semiaberto e que na penitenciária já foram formadas seis turmas, contendo 20 alunos cada.

"A Sejap está buscando desenvolver nos apenados um despertar de competências para que a reinserção no mercado de trabalho possa ser efetiva", declarou Alice Magalhães. A responsável pela coordenação de educação e profissionalização da Sejap, Maria Ideltrudes, informou que os equipamentos de transmissão já foram instalados e já passam por uma fase de testes que está avaliando a qualidade do sinal de transmissão das aulas. Ela disse que, em um segundo momento, o tutor do projeto deve fazer a entrega do material didático a ser utilizado durante todo o período dos cursos.

"As aulas são pré-gravadas ou transmitidas ao vivo, permitindo que todo conteúdo seja abordado de forma dinâmica. Já dispomos de salas adaptadas e prontas para o desenvolvimento dos cursos", afirmou Maria Ideltrudes.

Fonte: Jornal O Estado do Maranhão, 19/96/2011, Polícia, pág. 9.

PM aponta queda de homicídios na Ilha de São Luís.

19/06/2011

PM aponta queda de homicídios na Ilha de São Luís

O número de homicídios registrados em São Luís entre janeiro e maio deste ano caiu 16% em comparação ao mesmo período do ano passado. Os dados são do Comando do Policiamento Metropolitano (CPM) da Ilha de São Luís. Entre janeiro e maio deste ano, foram registrados 201 assassinatos. No mesmo período do ano passado, ocorreram cerca de 230, conforme a Polícia Militar.

Os números deste ano representam uma média aproximada de 1,3 assassinato por dia na Região Metropolitana ou 40 por mês. Pela ordem, janeiro com 49, março com 46, abril 41, fevereiro 33 e maio com 32.

O comandante do policiamento Metropolitano, coronel Jeferson Telles, atribui a queda do número de homicídios à intensificação das blitize e do trabalho de combate ao tráfico de drogas e de circulação de armas. “O trabalho de monitoramento estatístico serve justamente para focar as ações da polícia nas áreas onde há maior demanda. São bons números. Tanto que em um ano e oito meses, no Barreto, que antes era uma área problemática, foram registrados apenas dois homicídios”, disse Telles.

No ano passado, a Polícia Militar conseguiu uma redução da ordem de 3% na quantidade de homicídios em relação a 2009, que havia registrado 513 casos, até hoje um recorde. Em 2010, foram 498 mortes. Foi a primeira vez em sete anos em que houve redução da quantidade de homicídios em comparação com um ano anterior.

Entre 2005 e 2006, por exemplo, o crescimento foi da ordem de 24%. Em 2005, ocorreram 274 casos e em 2006, 341. Em 2007, a elevação foi da ordem de 14% em comparação com o ano anterior; em 2008 foi de 11% e em 2009, em comparação com 2008, outro aumento, agora de 19%.

Ainda conforme o comandante do Policiamento Metropolitano, hoje, 80% dos casos de homicídios registrados na Ilha de São Luís são frutos de brigas entre grupos rivais ou entre traficantes de drogas. “Entre esses homicídios, há até casos em que um traficante foi executado porque tentou aliciar a mulher do rival”, exemplificou Telles.

Fonte: Jornal O Estado Maranhão, 19/06/2011, Polícia, pág. 9.

Polícia Civil de SP abre inscrições para delegado de 4ª classe.

16/06/2011 - 09:00

Candidato deve possuir nível superior em direito.
Salário inicial é de R$ 5.495,30.

Do G1, em São Paulo

A Polícia Civil de São Paulo abre nesta quinta-feira (16) as inscrições do concurso para 140 vagas para delegado de 4ª classe. O edital foi publicado no Diário Oficial de São Paulo no sábado (11). O salário inicial é de R$ 5.495,30, que corresponde à soma de salário-base, gratificação pelo Regime Especial de Trabalho Policial, adicional de insalubridade e adicional de local de exercício.

Inscrições - De 16 a 27 de junho

Vagas - 140

Salário - R$ 5.495,30

Taxa - R$ 57,59

Prova - Data a ser divulgada

Entre os requisitos estão possuir diploma de bacharel de direito, não possuir antecedentes criminais, estar em dia com o serviço militar e possuir Carteira Nacional de Habilitação categoria B.

São atribuições de um delegado de polícia atuações em campo durante atividades de investigação, com possibilidade de conflito armado, presidir inquéritos policiais, elaborar Portarias, relatórios, termos circunstanciais e autos de prisão em flagrante, cumprir mandados de prisão, entre outras.

As inscrições podem ser feitas de 16 a 27 de junho exclusivamente pela internet, através do endereço www.policiacivil.sp.gov.br/concursos. A taxa de inscrição é de R$ 57,59.

O concurso será composto de três fases, sendo prova preambular com questões objetivas, prova escrita e prova oral. As matérias do concurso estão divididas em sete módulos, sendo direito constitucional e direitos humanos, direito administrativo, direito penal, direito processual penal, legislação especial, lógica e informática, medicina legal e criminologia.

A data, horário e local de aplicação da prova serão divulgados em edital de convocação.

Fonte: G1.