Deus dá liberdade aos Seus filho

Na liberdade que temos, damos o exemplo e não seguimos as más inclinações deste mundo

“Jesus perguntou: ‘Simão, que te parece: Os reis da terra cobram impostos ou taxas de quem: dos filhos ou dos estranhos? Pedro respondeu: ‘Dos estranhos!’ Então Jesus disse: ‘Logo os filhos são livres’” (Mateus 17, 25-26).

sábado, 29 de agosto de 2009

Filmes sobre segurança pública ganham as telas na 1ª Conseg.

Brasília, 29/08/09 (MJ) – O alagoano Jair Ferreira Costa foi uma das grandes atrações da sessão de cinema realizada na última sexta-feira (28), no Auditório Planalto do Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. Diante de um público aproximado de 40 pessoas, Jair declamou poesias com temáticas interioranas, bem ao estilo do seu filme "Um caipira cidadão", que venceu em quarto lugar a Mostra de Vídeo promovida pela 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública (Conseg).

Participaram do concurso 52 obras audiovisuais. As 10 primeiras colocadas foram reproduzidas no cineclube montado na conferência. Os filmes tiveram como tema a "Segurança com Cidadania" e foram postados no portal da Conseg (www.conseg.gov.br) para a livre escolha dos internautas. A iniciativa teve como objetivo estimular a participação da população por meio de linguagens diferenciadas na construção de propostas para uma política de segurança pública para o país.

A mostra contou ainda com o documentário sobre o projeto "Mulheres: Diálogos sobre segurança pública", da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM). A iniciativa reuniu 213 mulheres de diferentes ocupações e classes sociais em sete encontros realizados este ano pelo país, com a finalidade de buscar contribuições para a 1ª Conseg.

A exibição de filmes continua neste sábado (29). Ás 20h, também no auditório Planalto, haverá reprodução da série “Segurança nota 10” e em seguida um bate-papo com Lao de Andrade e Tiago Carvalho, diretor e roteirista da obra, respectivamente.

Confira os 10 primeiros colocados na Mostra de Vídeo:

1º Apelo de um líder comunitário aos participantes da 1ª Conseg (Josival Júnior)

2º Justiça restaurativa na EMEF Migrantes (Angélica Silva Sonntag)

3º O Meliante (Antonio Edval do Amaral)*

4º Um caipira cidadão (Jair Ferreira Costa)

5º Exemplo de articulação comunitária (Alexandre de Souza)

6º Aniversário da Campanha Desarme-se e renda-se à paz (Alexandre de Souza)

7º Ação Solidária (Alexandre de Souza)

8º Olhares sobre a rua (Camila Gusmão)

9º Aplausos (Marcelo Rivelino Martins)

10º Segurança para ser o que somos (Deco Ribeiro - Grupo E-Jovem)

Fonte: Ministério da Justiça.

LEIA MAIS:

29/08/2009 - 12:32h - O papel da cooperação internacional na redução da violência

29/08/2009 - 12:37h - 1ª Conseg desperta interesse internacional

29/08/2009 - 17:30h - Parcerias sociais geram um novo paradigma na segurança pública

Blog: uma ferramenta democrática para discutir segurança pública.

Brasília, 28/08/09 (MJ) – Com os avanços da tecnologia, a informação ganhou novas formas para atingir a sociedade, como a internet. E junto com a ela vieram os blogs, um meio de comunicação livre que se tornou um multiplicador de vozes e pensamentos. Em seu segundo dia de atividades, a 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública (Conseg) destacou a importância do uso dos diários eletrônicos para disseminar informações sobre segurança pública.

A oficina de blogueiros, ministrada por policiais, identificou as vantagens da ferramenta e ensinou passo a passo como os participantes podem montar suas páginas na Internet. O tenente da Policia Militar do Rio de Janeiro Alexandre de Sousa atualiza há três anos o blog “Diário de um PM”. O policial diz acreditar que essa foi a melhor maneira de formar uma rede de interessados em debater o assunto. “Conheci policiais blogueiros de outros estados que compartilham experiências e histórias, além de pessoas que gostam do tema e tem curiosidade”.

O aspirante a oficial da policia militar da Bahia Danillo Ferreira alimenta a página “Abordagem Policial” há dois anos. Para ele, ter um blog é contribuir para melhoria da corporação policial e a sociedade. “Quando coloco temas considerados tabus ou que ainda não foram discutidos, percebo que faltava apenas um empurrão, uma iniciativa para que todos falem e discutam o assunto. É uma revolução pessoal e de vanguarda para toda sociedade, principalmente dos policiais de qualquer corporação”.

Ferreira disse ainda que a oficina integra um marco histórico na segurança pública, junto com a Conseg. “Trazer essa discussão dos blogs é muito relevante, porque podemos dividir e trocar experiências com profissionais de vários locais, além de contribuir para Conferência”.

O policial goiano Robson Niedson ganhou visibilidade com duas páginas, a “Blogosfera Policial” e “Stive: mais que blogs policiais”. “Aprendi a dividir meus pensamentos e contribuir com outros blogueiros, isso me fez ganhar espaço e reconhecimento entre meus colegas de trabalho”.

Resultado da oficina: Representantes do projeto da Polícia Civil do Rio de Janeiro, “Papo de Responsa”, voltado para jovens do estado, saíram da oficina com conhecimento suficiente para montar o blog do programa. Um dos idealizadores do Papo de Reponsa, Roberto Chaves, acredita que o diário virtual vai contribuir para afastar ainda mais os jovens da criminalidade. “Nós falamos, mas aprendemos a ouvir e esse será um espaço mais flexível e aberto para saber o que nosso público está pensando, está querendo”.

Conheça alguns dos blogs citados na matéria

www.diariodeumpm.net

www.abordagempolicial.com

www.blogosferapolicial.com.br

www.stive.com.br

Fonte: Ministério da Justiça.

LEIA MAIS:

28/08/2009 - 18:01h - Ministros querem integrar direitos humanos e segurança pública

28/08/2009 - 19:33h - Grupos de trabalho debatem novas políticas de segurança

Projeto de Lei nº 3544/2008 - Transporte de PMs e BMs em veículos coletivos.

Proposição: PL-3544/2008

Autor: Eduardo Cunha - PMDB /RJ

Data de Apresentação: 11/06/2008

Apreciação: Proposição Sujeita à Apreciação do Plenário

Regime de tramitação: Ordinária

Situação: CCJC: Aguardando Designação de Relator.

Ementa: Dispõe sobre o transporte de policiais militares e bombeiros militares em veículos coletivos intermunicipais de passageiros, e adota outras providências.

12/8/2009

PLENÁRIO (PLEN)

Parecer Vencedor do Relator, Dep. Chico da Princesa (PR-PR), pela Comissão de Viação e Transportes, que conclui pela rejeição deste e do Substitutivo adotado pela CSPCCO.

12/8/2009

Comissão de Viação e Transportes (CVT)

Aprovado o Parecer Vencedor. O parecer do Relator, Dep. Décio Lima, passou a constituir Voto em Separado.

27/8/2009

Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC)

Recebimento pela CCJC.

28/8/2009

COORDENAÇÃO DE COMISSÕES PERMANENTES (CCP)

Parecer recebido para publicação.

28/8/2009

COORDENAÇÃO DE COMISSÕES PERMANENTES (CCP)

À SGM o Ofício 418/09 - CVT comunicando divergência de pareceres com relação a este.

Fonte: Câmara dos Deputados.

A segurança pública é responsabilidade de todos, diz Lula.

Brasília, 27/08/09 (MJ) – Durante a abertura da 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública nesta quinta-feira (27), em Brasília, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou o “empurra-empurra” entre os governos federal, estadual e municipal pela responsabilidade da segurança pública. “Nós, do presidente da República à pessoa mais humilde, precisamos assumir que é um problema de todos nós, dos 190 milhões de brasileiros.”

O presidente afirmou que a Conferência pode consolidar a nova metodologia em que se baseia o Pronasci – o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania. Para Lula, o governo federal está no caminho certo com o Programa, criado há dois anos pelo Ministério da Justiça e implementado nas regiões mais violentas do país. O Pronasci articula todos os entes federados, valoriza o profissional de segurança pública e tem foco no jovem, “o mais vulnerável para ser vítima do crime organizado”, disse o presidente.

Lula enfatizou ainda a importância da qualificação do profissional da área, que deve ser treinado em ações de inteligência e preparado para usar a força apenas quando necessário. “Precisamos dar condições para que o policial não seja nosso inimigo”, disse o presidente. “Se ele estiver bem formado, numa boa casinha, com salário adequado, ele será o guardião que queremos para manter a ordem”.

Os investimentos na área também foram tema do discurso do presidente. Segundo ele, a segurança pública sempre foi um dos últimos a receber orçamento, mas, com o Pronasci, tem prioridade no governo federal. “Pela primeira vez discutimos investimentos em segurança pública e não gastos”. O presidente citou o bairro de Santo Amaro, em Recife (PE), como exemplo de sucesso do programa. “Tarso Genro (Justiça) me trouxe uma pesquisa que mostrou que, depois do Pronasci, diminuiu em 70% a criminalidade”, comemorou.

Para o ministro Tarso Genro, o Pronasci inicia a mudança de paradigma, mas essa mudança não seria assimilada pelos estados e pela sociedade sem a Conferência. E reforçou a importância da valorização do profissional da segurança pública. “O Pronasci tem os Direitos Humanos dos policiais como elemento central para a construção de uma política de segurança pública digna, de uma democracia que estamos construindo”.

Três mil pessoas participarão, até domingo (30), dos debates da 1ª Conseg, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. O objetivo é propor princípios e diretrizes de uma política nacional para a área.

Presente no auditório lotado do Centro de Convenções, o major Dionísio Neto está confiante que levará boas notícias para o Amazonas. “Espero que a Conferência produza resoluções para atender não só a sociedade civil, mas também os profissionais de segurança pública”, afirmou.

Fonte: Ministério de Justiça.

LEIA MAIS:

27/08/2009 - 20:44h - Projetos de todo o Brasil unidos pela melhoria da segurança pública

27/08/2009 - 20:53h - 1ª Conseg propõe novo modelo de segurança pública

27/08/2009 - 21:10h - Conferência premia vencedores de concursos