Deus dá liberdade aos Seus filho

Na liberdade que temos, damos o exemplo e não seguimos as más inclinações deste mundo

“Jesus perguntou: ‘Simão, que te parece: Os reis da terra cobram impostos ou taxas de quem: dos filhos ou dos estranhos? Pedro respondeu: ‘Dos estranhos!’ Então Jesus disse: ‘Logo os filhos são livres’” (Mateus 17, 25-26).

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

SEDS/MG disponibiliza, via internet, dados sobre homicídios em Belo Horizonte.

11/11/2009

image A partir de agora, qualquer cidadão terá acesso a dados detalhados sobre  os homicídios na capital mineira. O secretário de Defesa Social, Maurício Campos Júnior, apresentou ao governador do Estado de Minas Gerais, Aécio Neves, nesta quarta-feira (11/11), no Palácio da Liberdade, o Mapa de Georreferenciamento dos Homicídios em Belo Horizonte. O evento também contou com a presença de autoridades de segurança pública, do Poder Judiciário, Ministério Público, Assembleia Legislativa, entidades da sociedade civil e Prefeitura Municipal de Belo Horizonte.

O sistema, pioneiro no Brasil, está disponível no endereço eletrônico da Secretaria de Estado de Defesa Social (www.seds.mg.gov.br) e  permite que qualquer pessoa tenha acesso ao seu conteúdo, dando transparência ao processo que envolve as ações de enfrentamento à criminalidade e à violência na capital mineira. Os dados, utilizados no trabalho das forças de segurança no Estado desde 2005, informam sobre a localização geográfica exata em que os homicídios ocorreram, além da idade, data e sexo da vítima, com atualização mensal. Eles têm como fonte o Armazém de Dados da Polícia Militar e os registros de inquéritos policiais da Divisão de Crimes Contra a Vida (DCCV) da Polícia Civil, e são consolidados pelo Centro Integrado de Informações de Defesa Social (Cinds).

O governador Aécio Neves ressaltou que as ações de enfrentamento à criminalidade adotadas pelo Governo de Minas foram responsáveis por importantes índices de redução de homicídios no Estado, principalmente nos grandes centros urbanos e municípios que integram a Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Os indicadores mostram que, entre 2003 e 2008, o número de homicídios na capital caiu 19%. Na RMBH, a redução foi de 21,4% e, em todo Estado, de 2,5%. "Esses números indicam que estamos agindo na direção correta. E acredito ser importante que o sistema incorpore essa nova ferramenta, que cada vez mais podemos utilizar como instrumento interno para construirmos a nossa estratégia de avanço da diminuição da criminalidade violenta", disse.

Segundo Aécio Neves, a participação dos parceiros do Governo de Minas tem sido fundamental no avanço da redução da violência no Estado. "Quero destacar a importância da parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte e com outros parceiros. Todos os instrumentos públicos que temos à nossa disposição estão também à disposição dos nossos parceiros. Aqui não temos fronteiras burocráticas, políticas, partidárias e mesmo distância de visão estratégica. Esse é um instrumento valiosíssimo e não devemos subestimá-lo e tão pouco menosprezá-lo", reforçou o  governador.

Aécio Neves completou que o georreferenciamento é mais uma estratégia do Estado para a continuação de um avanço vigoroso na diminuição da criminalidade. “Nós somos um dos três estados brasileiros, ao lado de Alagoas e de Rondônia, que mais investimos na área. Cerca de 12,7% da nossa despesa orçamentária é destinada à segurança pública”, frisou.

Para o secretário de Estado de Defesa Social, Maurício Campos Júnior, essa ferramenta tem condição de dar conhecimento a todos sobre o assunto e, ao mesmo tempo, convidar outros tantos a participar do processo de se fazer segurança pública. “A iniciativa é, antes de tudo, uma ferramenta de coragem do Sistema de Defesa Social, que se expõe a partir da publicidade desses dados. A nossa ideia, nesse instante, é lançar luzes para que haja foco nas áreas de maior vulnerabilidade social e incidência de homicídios, e fazer, a um só tempo, um convite pra que outros parceiros possam trabalhar nesse esforço”.

Ele lembrou que, em Minas Gerais, a taxa de crimes violentos reduziu cerca de 17%, comparando o primeiro semestre de 2009 com o mesmo período de 2008, uma redução que já se apresenta desde o ano de 2005. “Fruto de um conjunto de políticas que se estabeleceu nessa área. A nossa expectativa é de que, com a nova ferramenta, possamos trazer essa redução a indicadores ainda mais baixos”, afirmou o secretário.

Fonte: Secretaria de Estado de Defesa Social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário